Seja Bem Vindo!!!

A nossa intenção é mantê-lo informado sôbre tudo que possa ser útil para você. Tentaremos passar informações atualizadas respaldadas em fontes que tenham credibilidade. Muito Obrigado.

Contato: amapasa.diretoria@gmail.com / Filiada a: FAMAC, FAMERJ e CONAM.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cirurgia pode curar diabetes

Unicamp desenvolve cirurgia capaz de curar diabetes

Pesquisadores da FCM da Unicamp, estão testando uma nova cirurgia capaz de curar pacientes de diabetes. Cinco pessoas foram submetidas ao procedimento e quatro delas já estão curadas, dispensando até mesmo a insulina, enquanto a quinta conseguiu reduzir em até 80% a ingestão da substância.

O estudo começou depois da constatação de que 90% dos pacientes obesos com diabetes que passavam pela cirurgia de redução de estômago ficavam curados da doença. Anteriormente, a melhora era atribuida à própria diminuição do peso, razão da cirurgia, mas já havia redução da taxa de glicemia antes mesmo do emagrecimento, inclusive no pós-operatório. A partir daí, os médicos da Unicamp decidiram investigar.

Durante a cirurgia de redução de estômago, além da diminuição do tamanho do órgão, é feito um desvio para o alimento de forma que ele evite a primeira parte do intestino. Os médicos da Unicamp descobriram que esse procedimento secundário provoca o aumento de uma substância chamada GLP1 que, por sua vez, estimula o pâncreas a produzir insulina.

A nova técnica parte direto para esse desvio, dispensando a redução do estômago, mas costurando o orgão no intestino entre 70 e 80 centímetros depois do ponto original. Assim, pode ser aplicada até mesmo a pacientes não obesos, caso das cinco pessoas que foram submetidas à cirurgia até agora.



Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP
Caius Lucilius
e-mail: imprensa@hc.unicamp.br

Cirurgia feita em Faustão é proibida pela Justiça Federal


FERNANDA BASSETTE
da Folha de S.Paulo

A Justiça Federal de Goiás proibiu ontem (27/01/10), em caráter liminar, a realização da cirurgia de redução de estômago que promete curar o diabetes até que o médico Áureo Ludovico de Paula submeta o procedimento --considerado experimental-- ao Conselho Federal de Medicina e ao Conep (Comitê Nacional de Ética em Pesquisa).

Em caso de descumprimento, Ludovico será multado em R$ 100 mil por cirurgia realizada em desacordo com a decisão. A técnica, conhecida como interposição de íleo, foi desenvolvida pelo cirurgião goiano e realizada no apresentador Fausto Silva (que perdeu mais de 30 kg). Mais de 450 pacientes já se submeteram ao procedimento. Cabe recurso.

Enquanto aguarda a aprovação do Conep e do CFM, Ludovico só poderá realizar o procedimento em casos comprovados de urgência (como risco de morte). Essa decisão caberá a uma câmara formada por três médicos no Conselho Regional de Medicina de Goiás por determinação do juiz Urbano Leal Berquó Neto.

A decisão atende parcialmente a uma ação do Ministério Público Federal contra o médico. O procedimento não tem aprovação do Conep e não é reconhecido nem pelo CFM nem pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.
A diferença dessa técnica para a cirurgia convencional está na recolocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno. Ao entrar em contato com o alimento, o íleo começa a produzir GLP1 (hormônio que estimula a produção de insulina). Nos diabéticos tipo 2, a insulina está reduzida no organismo e o íleo produz pouco GLP1 porque a maior parte do alimento já foi absorvida.

Com o reposicionamento de parte do intestino, o alimento entra em contato mais rápido com o íleo, o que pode aumentar a produção do GLP1.

Thomaz Szegö, presidente da SBCBM, diz que ainda não há evidências que comprovem a eficácia da técnica. "A sociedade segue a lei, e a lei diz que não se pode inventar uma técnica no consultório e começar a usar nos pacientes. Não se autoriza uma técnica com pacientes operados em série, por um cirurgião que vai realizando uma operação atrás do outra."

Procurado pela reportagem, Ludovico disse que ainda não tinha sido notificado da decisão. Questionado sobre o pedido de autorização ao Conep, o médico disse que "essa cirurgia não é experimental, por isso não precisa de autorização."

Colaborou JULLIANE SILVEIRA

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u685803.shtml

Saiba quando os adolescentes podem fazer a cirurgia bariátrica

Vantagens e desvantagens da cirurgia bariátrica

A obesidade é a realidade de muitas crianças e adolescentes. E, apesar de a cirurgia bariátrica fazer parte do tratamento da doença, isso não significa que qualquer jovem acima do peso pode tê-la como aliada no processo de emagrecimento.
De acordo com Thomas Szegö, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), é indicada para pacientes a partir de 16 anos com índice de massa corporal acima de 40 ou de 35 com alguma patologia considerada associada.
O presidente da SBCBM faz questão de ressaltar que o procedimento não faz milagre. Isso porque a obesidade é uma doença sem cura. Se o adolescente não se esforçar para manter uma dieta equilibrada e praticar atividades físicas, volta a ganhar peso.
Sendo assim, é importante o acompanhamento de médicos, psicólogos e nutricionistas, tanto antes quanto depois da intervenção. Vale enfatizar a importância de seguir os cuidados pós-operatórios. A alimentação é basicamente líquida e sem excessos até que o médico libere gradativamente a volta ao normal.
“Não seguir essa recomendação pode romper as costuras, levando ao vazamento de sucos digestivos, o que causa a peritonite. Se não for tratada rapidamente, pode levar à morte.”

Tipos de cirurgia
Não há um tipo de cirurgia ideal para essa faixa etária como para qualquer outra, depende do caso. Cada uma das quatro existentes tem seus prós e contras, que devem ser avaliados pelo médico. Confira detalhes listados por Szegö:

1 - Banda gástrica ajustável: Consiste em colocar uma cinta no estômago.
Vantagem: Não corta o estômago e o intestino.
Desvantagem: A presença da prótese tende a trazer problemas a longo prazo.

2 - Derivação gástrica: Grampeadores são utilizados para cortar e separar o estômago em dois, sendo que a maior parte do órgão fica fora do trânsito de alimentos.
Vantagem: É a cirurgia mais equilibrada de todas, com perda de peso consistente, chegando até a 40%.
Desvantagem: Desviando o tubo digestivo, o alimento não passa pelo duodeno, prejudicando um pouco a absorção de nutrientes.

3 - Derivação Intestinal: Há redução do estômago, que é ligado ao intestino mais abaixo em comparação à derivação gástrica.
Vantagem: Menor restrição na hora de alimentar-se em relação à derivação gástrica.
Desvantagem: Baixa absorção de nutrientes.

4 - Gastrectomia vertical: Retira um pedaço do estômago, transformando-o em um tubo.
Vantagem: Não muda o trânsito do alimento e nem leva a diminuição da absorção de nutrientes.
Desvantagem: Não há ainda acompanhamento de pacientes a longo prazo, porque foi aprovada há pouco tempo.

10 super alimentos que ajudam a emagrecer


A liga cheia de poderes especiais derrota a balança e combate doenças.
Dieta saudável é sinônimo de variedade no prato, como você já sabe. Mas que tal incluir nessa seleção alguns alimentos superpoderosos quando o assunto é combater os quilinhos a mais?
Não, não é história de gibi: essa liga cheia de boas intenções existe e tem todos os seus mistérios revelados pelo oráculo de nutrição do Minha Vida, Roberta Stella. Munida de todo seu aparato técnico, infalível contra qualquer gordurinha mais saliente, ela indica em primeira mão 10 delícias (entre elas, bebidas) favoráveis ao emagrecimento e à longevidade .
Mas atenção: esses heróis na luta contra o ponteiro da balança não conseguem nada sozinhos, trata-se de um trabalho de equipe. “Não é porque a maçã está na lista que você pode riscar todas as outras frutas do cardápio”, alerta Roberta sobre a importância de um menu balanceado.

1. Arroz integral: típico integrante das refeições dos brasileiros, o arroz tradicional deve ser substituído de vez pelo integral. Nessa versão, a película que reveste o grão é mantida e, com ela, são preservadas fibras, vitaminas e os minerais desperdiçados quando o arroz é polido. As calorias dos dois tipos são praticamente as mesmas.

2. Feijão: mais um tradicional participante do prato brasileiro, esse tipo de leguminosa é rico em proteínas livres de gordura saturada. O que isso quer dizer? Simples, comilança sem preocupações com os níveis de mau colesterol.

3. Peixes: são fontes de ômega-3, um tipo de gordura importante na composição da membrana celular. Também desempenha um papel relevante na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. Portanto, conte com as poucas calorias dos peixes para manter o equilíbrio da balança e da saúde.

4. Granola: trigo e aveia integrais são a base dessa mistura, que torna o café-da-manhã muito mais energético. Os cereais integrais mantêm o sistema de açúcar no sangue equilibrado, prevenindo o desenvolvimento do diabetes. A granola ainda melhora o funcionamento do intestino, previne doenças cardíacas e alguns tipos de cânceres.

5. Nozes: elas se destacam pelo alto valor nutricional: são ricas em proteínas, gordura insaturada, vitamina E, potássio e fibras. As nozes ajudam não só o emagrecimento, como a manutenção do peso. Só não exagere na dose, pois a ingestão excessiva pode levar ao ganho de peso. Elas rendem um ótimo lanche entre as refeições principais. Uma porção de seis unidades contém 115 calorias.

6. Maçã: 83% da composição dessa fruta é derivada da água, fazendo com que seu valor calórico seja baixo (a unidade tem apenas 60 calorias). A maçã ainda é rica em fibras, vitaminas, minerais e pobre em gorduras. Na hora do consumo, nada de descartar a casca (talos e cascas rendem receitas incríveis). Ela é fonte de fibras e de diversos nutrientes.

7. Tomate: entre tantos benefícios, o tomate está relacionado à prevenção de cânceres como o de próstata, pulmão e estômago. A melhor forma para usufruir de todas as vantagens do legume é ingeri-lo cozido ou processado.

8. Água: ainda está para existir uma bebida que supere a qualidade da água. Além de despontar como líder no ranking dos hidratantes, ela é capaz de espantar a sensação de fome se consumida regularmente ao longo do dia desde, é claro, que você não pule nenhuma refeição. E o melhor de tudo é que ela não agrega nenhuma caloria à sua dieta (some as calorias de cada escapadinha).

9. Chás: são ótimos estimulantes da função renal e ajudam a eliminar as toxinas com seu poder diurético. Durante a perda de peso, o chá favorece a pouca ingestão de alimentos, diminuindo assim, as calorias totais do dia.

10. Leite desnatado: ele apresenta uma quantidade de gordura reduzida (e de calorias também), comparando à versão integral, e entra em cena contra a osteoporose, já que é uma excelente fonte de cálcio. Somando suas qualidades, o leite desnatado pode ser considerado um parceiro ideal para ficar de bem com a balança.

http://www.oregionalsul.com.br/noticias/10-super-alimentos-que-ajudam-a-emagrecer

Bia Figueiredo vai estrear como piloto da Fórmula Indy - Veja matéria e entrevista com a piloto.



Bia Figueiredo estreia na Dreyer & Reynbold Racing nesta sexta


Dia 26 de fevereiro de 2010 é uma data que vai ficar guardada para sempre na memória de Bia Figueiredo. É nesta sexta-feira que ela entra pela primeira vez em um cockpit para pilotar um carro de Fórmula Indy, realizando seu grande sonho em 17 anos de carreira.
A piloto brasileira vai testar durante dois dias o carro da Dreyer & Reynbold Racing, no circuito misto de Sebring, na Flórida. "Será até interessante, pois Barber Motorsport (onde aconteceram os primeiros testes, no Alabama) é um circuito muito rápido, e o traçado de Sebring tem características mais parecidas com as do circuito de rua em que vamos correr em São Paulo”.
Paulistana, Bia Figueiredo está realizada com a chance de correr em casa — no dia 14 de março, São Paulo irá receber a etapa de abertura do mundial da Fórmula Indy.

http://www.band.com.br/esporte/formula-indy/conteudo.asp?ID=269511

“Para mim é uma felicidade muito grande pilotar um carro de Fórmula Indy. É um sonho que eu consegui realizar, ainda mais correndo em São Paulo”. Mas ela pretende prosseguir até o final. “Já estou negociando para o restante da temporada”.
Mas a piloto, que vai dirigir o carro de número 23, pede calma quanto aos resultados. “Quero terminar a prova e poder fazer o meu melhor. O que vier daqui pra frente é lucro”.
Na entrevista abaixo, exclusiva ao eBand, Bia fala sobre a emoção de disputar a etapa da Indy diante da torcida brasileira, a luta para conquistar um espaço em uma nova categoria e das fases de testes do carro antes de competir no Brasil.

eBand: Qual a expectativa de correr a Fórmula Indy?
Bia Figueiredo: Para mim é uma felicidade muito grande pilotar um carro de Fórmula Indy. É um sonho que eu consegui realizar, ainda mais correndo em São Paulo, cidade onde eu nasci. Quero aproveitar a grande torcida para me motivar ainda mais. Mas espero continuar e já estou negociando para o restante da temporada.

eBand: Pilotar um carro de Fórmula Indy é a realização de seu sonho?
BF: Nem estou acreditando. Eu sempre quis chegar a disputar um campeonato em uma categoria top. E essa é a mais rápida do mundo. Para mim é a realização de um grande sonho. É uma coisa que eu almejava há 17 anos de carreira.

eBand: Como você avalia a Dreyer & Reynbold Racing?
BF: É uma equipe forte, que vem reestruturada. Tem dois pilotos experientes que já disputaram a Formula 1, que são Justin Wilson e Mike Conway. Com eles vai ser uma experiência muito boa. Dá para puxar legal, aprender bem e crescer durante o campeonato.

eBand: Quando vai entrar nos cockpits pra fazer os primeiros testes com o novo carro?
BF: Estou acompanhando toda a minha equipe nos testes oficiais, no Alabama. Inicialmente vou observar tudo o que for possível para tentar assimilar rapidamente. Na sexta e no sábado vou para as pistas. Pretendo fazer o maior número de voltas para a adaptação ser da melhor maneira possível.

eBand: O que espera dos testes na Flórida?
BF: Será até interessante, pois Barber Motorsport é um circuito muito rápido, e o traçado de Sebring tem características mais parecidas com as do circuito de rua em que vamos correr em São Paulo.

eBand: Acredita que vai ter dificuldades na adaptação na categoria?
BF: Quero entender tudo o que acontece no circo da Fórmula Indy. Vou observar cada detalhe, como troca de pneus, tempo de parada nos boxes, reabastecimento. Os testes me darão uma melhor visibilidade.

eBand: Como vai ser correr em sua cidade natal?
BF: Vai ser maravilhoso ter por perto a família, amigos e pessoas que me ajudaram a carreira toda, além dos fãs brasileiros.

eBand: Esta a expectativa de pódio em São Paulo?
BF: Conheço pouco a Fórmula Indy. Tem outros brasileiros com grande potencial, como são os casos de Hélio Castroneves e Tony Kanaan. Vou ficar muito satisfeita se eu conseguir terminar a prova.

eBand: Acredita que uma boa colocação na São Paulo Indy 300 pode fazer com que consiga disputar o restante da temporada?
BF: O resultado é muito importante nesse sentido, mas estou muito tranqüila em relação a isso. Quero terminar a prova e poder fazer o meu melhor. O que vier daqui pra frente é lucro.

eBand: O que acha do Mundial de Fórmula Indy?
BF: É bem competitivo. Nesse tipo de competição os carros são iguais. Os detalhes vão de cada piloto.

eBand: Você considera a Danica Patrick sua principal rival nas pistas?
BF: Para mim, todos os pilotos são meus concorrentes. Sei que muita gente sonha com uma disputa pessoal minha com a Danica, mas não ligo para isso.

Notícias da Fórmula Indy

Zona Norte de São Paulo se prepara para receber a primeira prova de 2010

A São Paulo Indy 300 coroa o crescimento da região e anima os comerciantes, que esperam lucrar com a grande presença do público.

Mais de 20 mil ingressos já foram vendidos e novos postos de vendas foram abertos.

No começo do mês foram colocadas a venda cerca de 36.500 ingressos, divididos em 15 setores.
Como o torcedor esgotou as entradas de R$ 100 (14 Bis), agora o setor mais barato custa R$ 250 e está disponível em nove das 14 arquibancadas (veja no quadro no fim do texto o serviço completo).
Os ingressos podem ser adquiridos pelo Livepass. O serviço oferece entrega das entradas em domicílio (menos nos estados da região norte do país) ou na bilheteria oficial da São Paulo Indy 300, no piso G1 do estacionamento do Morumbi Shopping, zona sul da capital paulista.

A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM.

Notícias da Fórmula 1



Companheiro de Rubinho, Hulkenberg supera Alonso e é o melhor desta sexta

Alemão marca melhor tempo durante a tarde e termina à frente de espanhol


Pela manhã, Fernando Alonso sequer foi incomodado. Durante todo o tempo, o espanhol foi o melhor no começo do segundo dia de treinos, que marcam o fim da pré-temporada da F-1, no circuito de Montmeló, em Barcelona. À tardem pouca coisa mudou na classificação, a não ser por Nico Hulkenberg. O alemão, companheiro de Rubens Barrichello na Williams, roubou a ponta da Ferrari e terminou a sessão como o mais rápido, com o tempo de 1m20s614. Alonso, que aproveitou a bateria para testar o desempenho em longas corridas, fechou como segundo, sem superar sua melhor volta (1m20s637).

Agência/AFP
Hulkenberg terminou o dia como o melhor dos testes em Montmeló, superando Fernando Alonso
Em sua última tentativa de volta rápida, pouco antes do fim da sessão, Alonso rodou na pista e desperdiçou a chance de recuperar o primeiro posto. No Twitter, a Ferrari comemorou o bom desempenho em Montmeló.
- Uma tarde muito intensa para Alonso. Simulação de corrida completa com sucesso. Agora, os engenheiros vão ter muito trabalho para analisar os dados – disse.
Pedro de la Rosa, da Sauber, terminou como o terceiro mais rápido, com o tempo de 1m20s973, seguido pelo italiano Vitantonio Liuzzi, da Sauber, com 1m21s056. Schumacher (7º) e Hamilton (8º) foram superados pelo espanhol Jaime Alguersuari.
A outra alteração ficou por conta das duas últimas posições. O italiano Jarno Trulli foi mais rápido que Timo Glock e terminou em décimo, com o tempo de 1m25s524. o piloto da lótus, no entanto, bateu nos pneus no fim do treino, depois de sofrer uma pane hidráulica, segundo informações da equipe.
Os treinos vão até domingo em Montmeló. Neste sábado, Rubens Barrichello e Felipe Massa vão para a pista pela primeira vez em Barcelona. Além deles, Jenson Button, o atual campeão mundial, testará a McLaren no lugar de Lewis Hamilton, que pilotou nesta sexta.

Últimas notícias da Fórmula 1

Revista põe indiano na Campos e diz que posição de Bruno Senna estaria em risco

'Autosport' afirma que equipe está próxima de fechar com Karun Chandhok. Brasileiro, sem patrocínio, também estaria ameaçado por argentino da USF1


A Campos está próxima de fechar acordo com o indiano Karun Chandhok para ser companheiro de Bruno Senna nesta temporada na Fórmula 1. Em entrevista à revista “Autosport”, Collin Koller afirmou que um contrato com o piloto pode ser assinado a qualquer momento. De acordo com fontes da publicação, ele teria sentado pela primeira vez no protótipo do carro da escuderia na quinta-feira.
A contratação de Chandhok, segundo a “Autosport”, no entanto, também colocaria a posição de Bruno Senna na equipe em risco. De acordo com a revista, a permanência do brasileiro estaria ligada à conquista de mais patrocinadores, já que o argentino Jose Maria Lopez, que tem contrato com a USF1, também tem sido ventilado na Campos, por conta dos problemas financeiros da equipe americana.
- Nós ficamos muito impressionados com a performance do Karun na GP2 e estamos perto de fechar um acordo com ele. A Índia é um grande país e seria excelente para o esporte ter um piloto indiano no grid. No entanto, vamos ter uma posição melhor para comentar o assunto nos próximos dias. Meu objetivo é fazer com que nós estejamos no GP do Bahrein, o que já será uma grande conquista. Estamos indo na direção certa e vamos fazer tudo que esteja ao nosso alcance para correr no Bahrein, com Karun no carro.
O pai e empresário do piloto, Vicky Chandock, tabmém está otimista quanto a um possível acordo com a Campos para esta temporada.
- Estamos conversando com Colin e esperamos confirmar um acordo em breve. Nós conhecemos Colin há alguns anos e estamos maravilhados com sua determinação e paixão para pôr o carro no grid no Bahrein. Nós temos muita confiança nele e esperamos confirmar tudo nos próximos dias.

Você sabe o que é a Síndrome da Fragilidade?


O envelhecimento é um processo que pode começar antes dos 60 anos, idade definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como início da terceira idade, alerta o Dr. Abrão José Cury Jr., diretor da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Diante disso, foi criado o conceito Síndrome da Fragilidade, que consiste na soma de mudanças físicas e psicológicas que comprometem a qualidade de vida e predispõem a pessoa a desenvolver doenças.
São indicadores da Síndrome da Fragilidade: dificuldades de recuperação após doença, redução do desejo sexual, osteoporose acelerada (perda de massa óssea), redução da força muscular, susceptibilidade a doenças, refluxo gástrico, prisão de ventre, redução da absorção de alimentos e medicamentos, infecções respiratórias, diabetes e doenças cardíacas. Em geral, esses problemas estão associados à incontinência urinária (eliminação involuntária de urina), desnutrição, quedas, imobilidade, uso de vários medicamentos e depressão.
As pessoas não devem aceitar as mudanças físicas como inevitáveis e normais, é preciso se preocupar com a qualidade de vida e, principalmente, é preciso cuidar da saúde antes que as doenças se instalem. Um dos passos importantes é a avaliação nutricional e a prescrição de uma dieta que considere a realidade e as características do paciente. Cardápio individualizado, dividido em várias refeições, rico em fibras, adequado às condições de mastigação, com suplementos e com líquidos são medidas que contribuem para a boa saúde.
Outro aspecto importante é a avaliação do médico, que deve considerar a idade do paciente, comprometimento da audição e da visão, doenças pré-existentes,depressão, hospitalização nos últimos meses, capacidade de compreensão, problemas na tireóide, condições para desenvolver atividades diárias, como vestir, comer, higienizar e andar.

A Medicina está capacitada para corrigir de forma eficaz o mais simples dos problemas, mesmo que aparentemente sem importância, mas que pode comprometer a qualidade de vida do idoso e acelerar o surgimento de doenças. Cabe ao médico dar atenção e apoio ao paciente, buscando manter sua capacidade funcional, bem como condições emocionais e sociais estáveis.



Fonte: Sociedade Brasileira de Clínica Médica - Regional São Paulo.


http://queroviverbem.com.br/materias.php?c=melhor-idade&e=527

Conheça os exercícios físicos que podem melhorar a sua vida sexual


Você deve conhecer vários razões para ser uma pessoa fisicamente ativa, no entanto, existe um motivo que é especial: praticar regularmente exercícios físicos pode melhorar a sua vida sexual.
Ser fisicamente ativo aumenta a sua energia, força e o interesse sexual (libido). Estes quesitos são fundamentais para uma vida sexual saudável.Os exercícios físcos também diminuem o estresse, elemento que pode bloquear o apetite sexual. Os músculos utilizados durante o ato sexual também podem ser estimulados e fortalecidos.
Uma recente pesquisa demonstrou que os exercícios físicos aumentam a excitação sexual das mulheres. Esse efeito é mais intenso cerca de 15 minutos após o término da sessão de exercícios físicos.

Estes exercícios podem ajudar a aumentar o seu interesse e prazer sexual:
Os exercícios aeróbicos, como caminhar, dançar, pedalar, nadar ou correr, melhoram o fluxo sanguíneo para a região genital, aspecto fundamental para aumentar a excitação sexual. Também aumentam a capacidade pulmonar e a resistência cardíaca, permitindo que você mantenha suas atividades sexuais com a intensidade que deseja.

Exercícios realizados no chão ajudam a melhorar a sua flexibilidade e resistência. Deitado(a) de costas no chão, eleve apenas a parte inferior do seu corpo e estenda as suas coxas. Mantenha-se nessa posição por alguns minutos. Repita este exercício 5 vezes por dia, 3 a 5 vezes por semana.

É importante que você seja capaz de suportar o seu próprio peso durante o ato sexual.Para ser capaz de fazer isto, deite-se no chão de barriga para baixo, mantenha as suas pernas dobradas sobre o tapete, e realize um total de 15 flexões com os membros superiores. Repita este exercício 5 vezes por dia, 3 a 5 vezes por semana.

Evidências recentes sugerem que o Pilates e o yoga podem melhorar a atividade sexual. Um estudo realizado no início deste ano demonstrou que o Pilates melhora a força da musculatura pélvica, que está diretamente envolvida na atividade sexual. Recentes pesquisas demonstraram que a prática do yoga, ao longo de 12 semanas, melhorava significativamente as funções sexuais das mulheres nos seguintes quesitos: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo e dor durante a relação sexual.


Texto revisado por Clarice Aristides.

http://queroviverbem.com.br/materias.php?c=fitness&e=528

Alimentação vegetariana ajuda na prevenção e controle de colesterol


Um estudo da Associação Médica Americana revela que uma dieta pobre em gordura animal tem praticamente o mesmo resultado da medicação para redução de colesterol. A famosa dieta vegetariana, rica em fibras e livre de qualquer tipo de gordura animal, reduz de forma significativa o nível de colesterol ruim (LDL colesterol) no sangue.
Uma pesquisa publicada no Jornal da Associação Médica Americana (Jama) demonstrou que esse tipo de alimentação é capaz de diminuir a taxa de LDL, com praticamente a mesma eficácia de algumas estatinas - medicamentos utilizados para controlar quantidades elevadas da substância no sangue. Segundo o estudo, a redução do colesterol entre as pessoas vegetarianas foi de 29%, enquanto que os pacientes que usaram o remédio conseguiram uma diminuição de 31%. Em um terceiro grupo, que aderiu a uma dieta com pouca quantidade de gordura, a taxa decresceu apenas 8%. "O resultado obtido pelos vegetarianos é explicado pela forte presença de frutas, legumes e verduras na dieta (ricos em antioxidantes) e pela ausência de gordura animal", afirma o nutrólogo Dr. Daniel Magnoni, do Hospital do Coração (HCor ). Segundo o médico, a placa de gordura só se deposita na parede das artérias quando o LDL é oxidado. "Por isso é tão importante consumir substâncias antioxidantes", diz. Ainda de acordo com Magnoni, apesar do bom resultado do estudo americano em relação à dieta, as pessoas não devem deixar de comer carne de uma hora para outra, sem substituí-la por outra fonte de proteína.
Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em 20 cidades, incluindo São Paulo, constatou que 40% da população tem nível de colesterol entre 200 e 240 miligramas por decilitro. O ideal é não ultrapassar 200 mg/dl. "Apesar de estar acima do recomendado, esse percentual de brasileiros é o que mais pode se beneficiar da dieta como tratamento", garante Marcus Bolivar Malachias, coordenador do Selo SBC/Funcor de qualidade dos alimentos. Segundo ele, uma alimentação controlada é capaz de reduzir pelo menos 30% do colesterol, pois o restante é produzido pelo fígado.
O nutricionista George Guimarães, da Nutriveg Consultoria, explica que o vegetarianismo causará problemas ao organismo apenas quando mal incorporado. "Não existe nada de tão essencial à saúde humana que não possa ser encontrado nos vegetais. É só saber quanto deve ser consumido", garante.

Os vegetarianos dividem-se em três categorias:

- Os ovolacto-vegetarianos, que consomem ovos e laticínios.
- Os lacto-vegetarianos, que ingerem laticínios.
- Os vegetarianos puros, que não comem qualquer produto de origem animal, inclusive mel.

Para o nutricionista George Guimarães, é possível substituir a proteína da carne com produtos à base de soja. "Os vegetarianos precisam ficar atentos para o consumo adequado de ferro, vitamina B12 e cálcio, nutrientes que estão presentes nos alimentos de origem animal", conclui.



Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia.


http://queroviverbem.com.br/materias.php?c=nutricao&f=todas&p=1&e=128

Educação e Saúde promovem concurso de redação sobre a dengue

A secretaria de Educação e a superintendência de Saúde Coletiva da secretaria de Saúde seguem promovendo o concurso de redação intitulado “Atitude cidadã no combate à dengue”. O projeto tem como finalidade sensibilizar e incentivar os alunos da rede municipal a expressarem conhecimentos e, acima de tudo, promover ações de combate ao mosquito transmissor da doença. Serão escolhidos os três melhores textos. O primeiro lugar ganhará um laptop; o segundo, um computador, e o terceiro, um playstation 2.
- O objetivo é incentivar não só a leitura e a escrita dos alunos como também manter as ações iniciadas contra o mosquito transmissor da doença. Os alunos serão nossos aliados como multiplicadores das ações de prevenção da proliferação das larvas de mosquito. Dessa forma, unimos as duas secretarias que devem trabalhar em conjunto, para educar a todos sobre a saúde – disse o secretário de Saúde Paulo Hirano.
As escolas interessadas em inscrever seus alunos devem comparecer à sala 13 da secretaria de Educação, no Palácio da Cultura, até o dia 12 de março. Os alunos interessados poderão entregar suas redações na própria escola. O concurso será realizado com os alunos do sexto ao nono ano do segundo segmento e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Lembrando que os alunos que entregaram seus textos ainda em 2009 vão continuar participando. Em breve vamos divulgar a data e local da entrega dos prêmios”, disse o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury.


Postado por: Dulcides Netto - 26/02/2010 11:11:00

http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=422

Inscrições para o Projovem Trabalhador continuam

Os interessados em fazer um dos seis cursos, gratuitamente, oferecidos através do Projovem, tem até o dia 30 de março para se cadastrarem no programa. As inscrições para o Projovem Trabalhador, que vai promover a qualificação profisisonal de 1.500 pessoas com idade entre 18 e 29 anos, permitindo o acesso desses jovens ao mercado de trabalho, continuam e continuam atraindo grande número de pessoas. A meta do Projovem é inserir ao menos 30% dos alunos no mercado do trabalho.
Segundo a diretora de projetos, convênios e cooperativas da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, Giselda Leão, o início das aulas será no dia 26 de abril e a duração dos cursos será de seis meses. “Cada aluno selecionado receberá bolsa de estudo no valor de R$ 100 e ajuda de custo para alimentação e transporte, mas para isso terá que ter freqüência superior a 75% nas aulas”, disse Gilselda.
O secretário de Família e Assistência Social, Henrique Olivieira, lembra que o público alvo são jovens que estão desempregados, têm o Ensino Médio como grau máximo de escolaridade e possuem renda familiar de até um salário mínimo por pessoa da família: “São os jovens que não têm condições de custear uma qualificação e que, por isso, ficam excluídos de mercado de trabalho”, falou.

Veja as especificidades de cada curso:

Administração - São 150 vagas para assistente administrativo, com preparação dos alunos para as atividades em organizações empresariais de qualquer porte e em todos os setores produtivos.
Alimentação – São 30 vagas para a aprendizagem das técnicas da cozinha industrial.
Construção e Reparos – Curso com 600 vagas, que vai habilitar ladrilheiros, gesseiros, pintores, reparadores (revestimento), eletricistas de instalações e manutenção de edificações, instaladores/reparadores de linhas e aparelhos de telecomunicações e instaladores de sistemas eletrônicos de segurança.
Saúde - Cuidador de Idoso é o curso que vai atender a demanda de empregos na área de Saúde, com 30 vagas.
Telemática – São 90 vagas para a preparação das práticas de operação de call-center, secretariado, telemarketing informatizado e técnicas de vendas.
Plataformista com Salvatagem – Previsão de formar 600 trabalhdores não aquaviários, que prestam serviços a bordo de unidades offshore, manipulando equipamentos em plataformas de perfuração e produção.


Postado por: Dulcides Netto - 26/02/2010 13:09:00

http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=427

Campanha vai incentivar o empreendedor individual

Uma campanha publicitária, a ser veiculada em emissoras de rádio e televisão e em jornais, para estimular o trabalhador a participar do Programa de Formalização do Empreendedor Individual, será lançada, domingo, pelo Ministério da Previdência Social. A informação é do ministro José Pimentel.
Ao dar a notícia aos representantes do Conselho Nacional de Previdência Social, Pimentel citou dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (Pnad), de 2007, que mostram que existem 11,1 milhões de trabalhadores na informalidade no país. “Queremos sensibilizar a sociedade brasileira sobre a importância da formalização dos empreendedores individuais”, destacou.
Segundo o ministro, enquadram-se como empreendedores individuais 442 ocupações, entre elas as de artesão, doceiro, barbeiro, borracheiro, eletricista, manicure e açougueiro, que recebem até R$ 36 mil por ano. O empreendedor que adere ao programa não paga imposto ao Governo Federal e tem as alíquotas reduzidas para as demais contribuições.
O custo máximo de formalização é de R$ 62,10 por mês, sendo R$ 56,10 (11% do salário mínimo) para a Previdência Social, R$ 1,00 de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o estado e R$ 5,00 de Imposto sobre Serviços (ISS) para o município. Para a indústria e o comércio, a contribuição é de R$ 56,10 mais R$ 1,00 do ICMS. O prestador de serviço pagará R$ 56,10 mais R$ 5,00 do ISS. (ABr).

http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/campanha-vai-incentivar-o-empreendedor-individual/

CCZ monta barreira contra a dengue em Goitacazes


Desde a semana passada, cerca de 60 agentes do Centro de Controle de Zoonoses de Campos (CCZ) estão em Goitacazes realizando um bloqueio epidemiológico à dengue, em 15 quarteirões do distrito, através de mutirão. No bairro foram confirmados 23 casos nestes dois primeiros meses do ano. Na ação realizada na última terça-feira foram encontrados 30 focos do mosquito Aedes Aegypti e ainda diversas caixas d’água sem tampa ou mal tampadas. De acordo com o diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, desde o início do ano Campos registrou 104 casos da doença.
Segundo o coordenador de Programas do CCZ, Marcelo Duarte, em média 200 casas são visitadas por dia. Em Goitacazes, os trabalhos vão até amanhã. “Nosso objetivo é combater os criadouros. Com essa ação, já diminuímos o número de focos e conseguimos neutralizar o número de pessoas contaminadas pelo Aedes Aegypti, como fizemos no bairro Caju”, disse Duarte.
Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o novo Prontuário Eletrônico da Dengue está colaborando para que a ação dos agentes do CCZ seja rápida e eficaz. “Assim que identificamos um caso suspeito em algum bairro, disparamos as ações de bloqueio epidemiológico, para que não haja proliferação”, explicou o secretário.

Prevenção e combate intensificados com cinco novos carros-fumacê

Os crimes contra vidas em Campos não dão trégua e assustam a população, cada vez mais refém da violência. Na manhã de ontem, o ex-presidiário Uoxinton Luiz de Oliveira, 37 anos, foi encontrado morto no interior da casa onde morava sozinho, na Rua E, Parque Aldeia, em Guarus. Segundo a polícia, a vítima foi morta a facadas na região do tórax. A suspeita é que o crime ocorreu durante a madrugada.
Os PMs informaram, ainda, que não havia sinais de arrombamento no imóvel e desconhecem a autoria do homicídio, dificultando o trabalho de investigação da Polícia Civil. Ninguém da família falou com a imprensa, que também não foi autorizada a entrar na residência. Uoxinton tinha passagem pela polícia por furto qualificado. O corpo foi removido pelo rabecão do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) para o Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado na 146ª Delegacia Legal (DL/Guarus).

http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/

Chove em Campos depois de dois meses de estiagem


A chuva forte de 15 minutos em alguns pontos de Campos, 20 minutos em outros, e até duas horas em outros, trouxe um pouco de alento a campistas que há 55 dias não sentiam cheiro de terra molhada. Em grande parte da área urbana o tempo “fechou” por volta das 16h, com o céu ficando escuro e ventos açoitando o que encontrava pela frente.
No Terminal Rodoviário Luiz Carlos Prestes, na Beira-Rio, no Centro, uma idosa que corria para pegar um ônibus caiu com a força da ventania. Barracas de camelôs no largo do terminal no lado oposto também foram “fustigadas” e alguns itens caíram no chão. “Será que dessa vez ‘ela’ vem?”, questionou um pedestre a outro.
Pouco depois a chuva caiu. Na área central foram cerca de 20 minutos, mas continuava ‘chuviscando’ até por volta das 20h. O mesmo acontecia na área de Guarus, onde choveu por cerca de uma hora. Em outros pontos, como no Setor Sul do município, na área do distrito de Serrinha, nem mesmo choveu.
Em outros municípios da região, como São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, este úlktimo com situação de emergência decretada ontem contra a seca, até por volta das 19h ainda não havia chovido. “Cheguei em Grussaí (SJB) agora há pouco, por volta das 18h, e só estava chovendo até perto de Barcelos. Aqui ainda não choveu”, disse a estudante Desirée Cordeiro.
Mais chuva - A previsão de institutos que servem de referência em todo o país, como o Inmet e o Climatempo, é que o tempo continue encoberto com chuvas hoje, quando o índice pluviométrico no município pode chegar a 40mm. Ainda segundo os institutos, o tempo permanecerá chuvoso na tegião até a próxima quarta-feira, mas com índices menores, em torno de 10mm. Na quinta-feira, segundo os institutos, o sol deve voltar forte em todo o Norte Fluminense.

Produtores ainda esperam salvar 70% das lavouras de cana
A previsão de chuva para hoje e os cinco dias seguintes chega quando muitos já registram perdas irreversíveis em lavouras como a cana-de-açúcar. “Colhi a cana no final do ano passado e, com a seca, a rebrota não desenvolveu. Na próxima safra não vou colher nada. E vou ter que gastar para renovar a lavoura”, disse o pequeno produtor Márcio Azevedo, 50.
Para quem planta pequenas lavouras para uso próprio, como forma de poupar a aposentadoria, a chuva também chega tarde. “Não vou colher nada de minha rocinha de aipim. Até as bananeiras estão secando”, lamentou o aposentado Hélio Gomes, 72.
Para o presidente da Associação Fluminense dos Produtores de Cana (Asflucan), Eduardo Crespo, o início da chuva ontem e a previsão de um índice pluviométrico para os próximos dias que pode chegar a 80mm são animadores. “Já foram perdidos em torno de 30% da cana da próxima safra, mas se chover bem em março, o plantio dos próximos meses está garantido. Quanto a outras culturas, como o abacaxi, por exemplo, foi tudo perdido”, explicou.

http://www.odiarionews.net/wordpress/geral/chove-em-campos-depois-de-dois-meses-de-estiagem/

Petrobras descobre mais petróleo no pré-sal, na Bacia de Campos

A Petrobras anunciou a descoberta dois novos pontos de extração de petróleo na Bacia de Campos, num único poço. Uma delas na camada do pré-sal e outra no pós-sal. O óleo do pré-sal é leve — que tem maior valor comercial —, e as reservas recuperáveis são de 40 milhões de barris, em reservatórios com boa produtividade, confirmada pelos testes da estatal.
As descobertas foram feitas após a perfuração do poço exploratório 6-BR-63A-RJS, na área de Barracuda, a cerca de cem quilômetros da costa do Estado do Rio, em uma lâmina de água com 860 metros.
A acumulação no pré-sal está a 4.340 metros de profundidade. Segundo as estimativas preliminares, o óleo leve é de 28º API. Na descoberta do pós-sal, a Petrobras estima que o volume de petróleo que pode ser recuperado é de 25 milhões de barris. Para aproveitar a infraestrutura de produção e escoamento já instalada na área, a Petrobras estuda interligar o poço perfurado à plataforma P-43, que já opera no campo de Barracuda.

Após 56 dias, enfim volta a chover em Campos

Depois de 56 dias (não choveu neste ano), finalmente a chuva caiu em Campos. Um pequeno alívio para os produtores rurais, e, por consequência, para a economia do município.



Acompanhe a previsão para este fim de semana na região:

SEX - 26/02/2010
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 22°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 31mm
--
SAB - 27/02/2010
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 10mm
--
DOM - 28/02/2010
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 8mm

http://www.fmanha.com.br/#1219359808/1267155552

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Hemocentro atende doadores na unidade móvel neste fim de semana

O atendimento aos doadores do Hemocentro Regional de Campos será feito, excepcionalmente, no próximo final de semana, sábado (27) e domingo (28) e nos dias 06 e 07 de março, no estacionamento ao lado do Hospital Ferreira Machado (HFM), por meio de sua unidade de coleta móvel. Os setores de cadastro, triagem e coleta serão fechados nestes dois finais de semana para reparos e pintura.
- Vamos atender normalmente os doadores em nosso ônibus, das 7às 18h, e estamos precisando de todos os tipos sanguíneos, pois o comparecimento de doadores continua abaixo da média - afirma Maria Gonçalves, assistente social do Hemocentro.
Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.


Postado por: Dulcides Netto - 25/02/2010 11:26:00

http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=412

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Como perder e (atenção!) manter o peso


Depois da dieta, vem o maior de todos os desafios: preservar a silhueta alinhada. "O EMEX tem a solução. Confira!"
Para quem está em paz com a balança, permitem-se até alguns pecadilhos à mesa
Do fim da adolescência até seis meses atrás, a psicóloga gaúcha Daniela Horn Kruel, de 35 anos, lutou contra a balança, naquele infernal emagrece-engorda-emagrece-engorda do efeito sanfona. Ela experimentou todas as dietas da moda - a da laranja, a da lua, a da proteína... Por vezes, segurava a fome até não aguentar mais e, rendida, devorava doces e bebia copos e mais copos de refrigerante. Quando conseguia perder os 5 a 6 quilos que sempre se propunha eliminar, em três meses tinha engordado de novo. Há dois anos, exausta e desiludida, Daniela decidiu tomar um remédio para emagrecer. Perdeu 11 quilos em oito meses. Assim que suspendeu a medicação, no entanto, ganhou 18 quilos. Só então percebeu que, para obter um resultado duradouro, precisaria mudar de hábitos - e perseverar nessa estrada. Daniela ingressou num programa de reeducação alimentar e começou a consumir verduras, frutas e a tomar bastante água. Tudo isso parece básico, mas esses itens simplesmente inexistiam no cardápio da psicóloga. Ela também parou de pular refeições e passou a se alimentar quatro vezes por dia. Hoje, a psicóloga carrega na bolsa damasco e banana seca. Não importa onde esteja - a caminho de uma reunião ou de férias na Bahia -, faz as refeições regularmente e de modo saudável. "Eu viajo três semanas por mês a trabalho e usava essa vida atribulada como desculpa para me alimentar mal. Agora, cumpro todos os meus compromissos sem descuidar da forma física nem da saúde", diz. No começo, abrir mão do croissant no café da manhã do hotel, para ficar com o pãozinho integral, era penoso. Hoje não é mais. "A minha imagem no espelho compensa o sacrifício", afirma. Com 1,64 metro de altura, ela pesa 60 quilos.

Lailson Santos


Elas morrem de inveja dela

A cantora Ana Lys, de 27 anos, alia o privilégio da genética a bons hábitos alimentares e de vida. De manhã, costuma tomar um copo de 350 mililitros de iogurte batido, às vezes com aveia. Em seguida, faz alongamento e meditação. Na hora do almoço, come apenas uma salada (sua preferência é a caprese, lembrança dos tempos em que viveu na Itália). Especialista em pratos italianos e franceses da alta gastronomia (fez um curso na Cordon Bleu, em Paris, entre outros), ela adora cozinhar para a família e os amigos, mas refreia os instintos na hora de comer. Álcool e chocolate, nem pensar. Sua refeição preferida é o jantar (pois é, ela pode), quando se dispõe a degustar uma boa carne ou um prato de massas (dificilmente resiste a um creme de mascarpone na sobremesa, mas a boa genética impede que ele se transforme em pneuzinhos). Ah, sim: antes do jantar, faz pilates e ioga. As medidas da gatíssima Ana Lys são de fazer morrer de inveja as mais cheinhas: 1,72 metro de altura, 48,5 quilos, 58 de cintura e 34 de calça (não, não existe no Brasil)
À primeira vista, o relato de Daniela pode parecer banal. Mas a psicóloga gaúcha pertence ao restrito grupo dos que, além de emagrecer, permanecem magros. Qualquer dieta que siga o princípio básico de levar uma pessoa a ingerir menos calorias do que gasta faz emagrecer. O problema é manter o novo peso por um longo período - de preferência, para o resto da vida. Nas últimas duas décadas, especialistas de diversos centros de pesquisa no mundo têm se dedicado a estudar o que fazem os 20% dos homens e mulheres que, como Daniela, conseguem escapar do famigerado efeito sanfona. A constatação é que os magros para sempre seguem uma rotina férrea.
Maior estudo já realizado sobre o assunto, o "National weight control registry" (NWCR) é uma força-tarefa criada em 1994 por médicos das universidades Brown e do Colorado, nos Estados Unidos. Atualmente, os pesquisadores acompanham 5 000 ex-obesos que perderam, no mínimo, 13 quilos e que preservam o novo peso há pelo menos um ano. Entre os voluntários, encontram-se os mais diversos perfis. Alguns levaram poucos meses para chegar ao peso desejado, outros precisaram de catorze anos para atingir sua meta. Uns encararam a guerra contra a balança sozinhos; outros, com ajuda profissional. Apesar de terem emagrecido de maneiras tão distintas, os participantes do NWCR cultivam as mesmas estratégias para manter o peso. Praticar uma hora de atividade física diariamente, tomar café da manhã todos os dias, fazer a maior parte das refeições em casa, não sair da linha nos fins de semana e pesar-se regularmente são algumas delas (veja o quadro ao lado). "É um esforço e tanto, porque a vida moderna conspira contra os hábitos de vida saudáveis", diz o endocrinologista Walmir Coutinho, presidente eleito da Associação Internacional para o Estudo da Obesidade.

Miriam Fichtner


Balança sob controle

Desde a adolescência, a psicóloga Daniela Horn Kruel sofre com as oscilações no peso. Conseguiu vencer o efeito sanfona quando mudou sua rotina. Trocou os doces por saladas e frutas e o refrigerante por água e sucos. Abandonou o sedentarismo e passou a se pesar três vezes por semana. Hoje, aos 35 anos, 1,64 de altura, mantém a balança na marca dos 60 quilos
Quem viaja muito a trabalho, por exemplo, raramente consegue fazer cinco refeições diárias, como preconizam os mandamentos dos bem-sucedidos na manutenção do peso. Acaba beliscando o dia inteiro ou ficando longos períodos em jejum. "Comer a cada três ou quatro horas ajuda a manter o peso porque aumenta a queima calórica dos alimentos", explica o endocrinologista Alfredo Halpern, da Universidade de São Paulo. "Além disso, impede que a grelina, o hormônio do apetite, atinja picos muito altos." Assim, quem come em intervalos menores tende a fazer pratos mais comedidos. E o que dizer de quem costuma marcar reuniões de negócios durante o café da manhã, almoço ou jantar? Os restaurantes, em geral, oferecem opções saborosas, mas muito calóricas - e sobre as quais não se tem nenhum controle. Foi exatamente esse raciocínio que fez mudar de hábitos a promotora Maria Sylvia Barreto, de 50 anos, muito satisfeita com seus atuais 56 quilos. Desde o ano passado, quando decidiu afinar um pouco a silhueta, ela começou a preparar diariamente o próprio almoço e jantar, antes feitos pela empregada. "Por mais que eu a orientasse a usar pouco óleo na comida, ela colocava mais do que o necessário. E vira e mexe tinha pastelzinho, batata frita... Depois de ver pronto, ficava muito difícil resistir", lembra. Hoje, quando Maria Sylvia sai para jantar fora (o que adora fazer), costuma abrir mão do couvert e da sobremesa. Como recompensa, toma uma taça de vinho. A dieta de Maria Sylvia é a mais fácil de ser levada vida afora. Nada é proibido e frequentemente ela se permite pequenos luxos, mas nunca exagera nem come por comer, naquele automatismo típico dos gordos. Afinal de contas, não é preciso devorar o couvert nem pedir sobremesa toda vez que se come fora de casa, não é mesmo?

FONTE: Revista Veja - Naiara Magalhães - Com reportagem de Igor Paulin, de Porto Alegre, Marcelo Bortoloti e Ronaldo Soares, do Rio de Janeiro.

http://www.emagrecendo.net.br/a_balanca_e_voce/a_balanca_e_voce/id/637/r/como-perder-e-atencao-manter-o-peso