Seja Bem Vindo!!!

A nossa intenção é mantê-lo informado sôbre tudo que possa ser útil para você. Tentaremos passar informações atualizadas respaldadas em fontes que tenham credibilidade. Muito Obrigado.

Contato: amapasa.diretoria@gmail.com / Filiada a: FAMAC, FAMERJ e CONAM.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ilsan Vianna obtém vitória no TSE e retorna à Câmara como vereadora

ILSAN GANHA NO TSE Ministro determina posse imediata da vereadora

lsan Vianna foi diplomada no dia 11 de novembro de 2009

Ilsan Vianna (PDT) é vereadora e a posse deverá ocorrer a qualquer momento. Em decisão monocrática do Ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciada na noite desta quinta-feira (08/04) a vereadora eleita em 2008, com 7.166 votos, irá ocupar a vaga de Ederval Venâncio (PDT).

A determinação é de posse imediata e agora há a necessidade de o Presidente da Câmara Municipal, Nelson Nahin (PR) ser notificado para fazer a convocação da vereadora, que foi diplomada no dia 11 de novembro, pelo Juiz Leonardo Grandmasson, no Cartório da 100ª Zona Eleitoral, por volta das 13h, sendo que cerca de duas horas depois, chegou o ofício 243/09 encaminhado pelo mesmo Juiz solicitando o impedimento da posse.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com duas ações de Impugnação de Mandato Eletivo, com o objetivo de impedir a posse da vereadora Ilsan Santos Viana. A primeira ação dizia respeito às contas da campanha de Ilsan, mas o juiz arquivou o pedido. A segunda ação, esta sim acolhida pelo juiz Leonardo Grandmasson, tratava da suposta existência de material de campanha de Ilsan na sede da APIC (associação de Protenção a Infância de Campos), entidade da qual Ilsan foi presidente.

Vale lembrar que a entrada de Ilsan representa o fortalecimento da oposição na Câmara, que passa a contar com sete nomes, o que permite a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI), sem a necessidade de aprovação da Casa.

RECURSO FOI NEGADO TAMBÉM NO TRE/RJ
Ainda em Novembro/2009 os advogados de Ilsan entraram com um mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O objetivo era tombar a liminar na 100ª Zona Eleitoral de Campos que impedia a posse. No último dia 13, o juiz-relator Luiz Márcio Victor Alves Pereira solicitou mais informações sobre o caso. Pouco depois foi publicado o teor do despacho do juiz Luiz Márcio Victor Alves Pereira.

No despacho, o juiz-relator faz pesadas ressalvas com relação ao histórico da vereadora à frente a ONG que era diretora executiva e que teria sido usada para campanha política e uso dos recursos, que eram públicos. “Farta documentação a evidenciar as práticas ilícitas que lhes são irrogadas”.

Com a negativa da 1ª instância (100ª Zona Eleitoral) e a negativa na 2ª instância (TRE) os advogados de Ilsan Viana foram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando que não existiam fatos que comprovassem irregularidade.

DECISÃO DO MINISTRO MARCELO RIBEIRO - TSE
Cuida-se de ação cautelar, com pedido de liminar, ajuizada por Ilsan Maria Viana dos Santos, eleita vereadora do Município de Campos dos Goytacazes/RJ nas eleições de 2008, "objetivando a antecipação dos efeitos do provimento do recurso ordinário interposto nos autos do MS nº 678, denegado pelo TRE/RJ para manter a tutela antecipada deferida na ação de impugnação de mandato a que a ora requerente responde” (fl. 2).

Noticia que foi diplomada vereadora no dia 11 de novembro de 2009, em razão do provimento por esta Corte do recurso interposto do acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) que indeferiu seu registro de candidatura.

Ressalta que, “após a cerimônia, a requerente foi surpreendida pela decisão do douto Juízo Eleitoral, que, em AIME proposta pela Promotoria (Processo nº 700/2009) e no mesmo dia de sua diplomação, deferiu o pedido de tutela antecipada, com a conseqüente suspensão de sua posse no cargo” (fl. 3).

Informa que dessa decisão foi impetrado mandado de segurança, denegado pelo TRE/RJ, em razão da ausência de direito líquido e certo.

Alega que não cabe a antecipação dos efeitos da tutela em sede de ação de impugnação de mandato eletivo, trazendo à colação ementas de julgados de tribunais regionais eleitorais.

Sustenta que (fl. 10)

O Art. 273 CPC exige "prova inequívoca” e não – como assentado pelo próprio Juízo de origem – simples "indícios” de suspeita que poderá ou não "ser confirmada ao final da instrução” , sem prejuízo da inequívoca violação aos princípios do contraditório, ampla defesa e devido processo legal (art. 5º, incisos LIV e LV, CF), notadamente porque a impetrante já se viu privada, a essa altura, de mais de ¼ de seu mandato eletivo, ou seja, 15 meses, e não foi sequer ouvida antes do deferimento da tutela antecipada.

Aduz que “os indícios colhidos pelo Ministério Público não estão relacionados a qualquer conduta que possa ser validamente imputada à ora impetrante, situação que não será, ao que tudo indica, modificada com a instrução do processo” (fl. 12).

Chama a atenção para o fato de que não se apura abuso do poder político e de autoridade em sede de AIME e assevera que, além da fragilidade do acervo probatório apresentado com a inicial, não se justifica a decisão atacada, pois a procedência da ação pressupõe a existência de potencialidade lesiva da conduta, o que não foi considerado na decisão que concedeu a tutela antecipada.

Afirma que a perda, ainda que temporária, do exercício do mandato eletivo é dano essencialmente irreparável, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, assentado no julgamento do RE nº 273.345/PB, rel. Min. Sepúlveda Pertence, DJ de 17.8.2000.

Requer a imediata concessão de liminar para, antecipando os efeitos do provimento do recurso ordinário, assegurar a requerente o imediato exercício de seu mandato eletivo, com a suspensão de todo e qualquer efeito da tutela antecipada confirmada no âmbito do TRE/RJ” (fl. 14).

É o relatório.

Decido.

Em juízo preliminar, entendo que se faz presente o fumus boni juris.

A requerente foi afastada do cargo, em razão da concessão de tutela antecipada em sede de AIME, antes da instauração do contraditório.

Creio que a decretação da perda de mandato eletivo não prescinde da necessária instrução processual, com a observância dos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa.

Já decidiu esta Corte que “economia e celeridade processual não têm a força de aniquilar a garantia do devido processo legal” (Acórdão nº 3.671/GO, rel. Min. Ayres Britto, DJ de 11.2.2008).

Tal preceito deve ser aplicado à hipótese dos autos, porquanto não se pode conceber a supressão de mandato eletivo sem possibilitar a defesa do impugnado e antes do exame aprofundado das provas pelo magistrado.

Dessa forma, considerando o caráter excepcional do caso, defiro a liminar para determinar o retorno da requerente ao cargo de vereadora, até o julgamento do recurso ordinário por esta Corte.

Comunique-se, com urgência, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

Cite-se. Publique-se.

Brasília-DF, 8 de abril de 2010.

Ministro Marcelo Ribeiro, relator.

Fonte: http://www.ururau.com.br/cidades4763

Denúncia leva Polícia Civil a Laboratório Clandestino de Produtos Naturais em Campos dos Goytacazes

Laboratório Clandestino de Produtos Naturais é descoberto em Campos

Produtos eram preparados dentro de galpão em Brejo Grande

A Polícia Civil de Campos recebeu uma denúncia anônima há cerca de 20 dias e o Grupo de Investigação Criminal (GIC) deu início a averiguação que culminou na descoberta de um laboratório de produtos naturais que atua em Campos em situações irregulares e clandestinamente. Na quinta-feira (08/04) seis pessoas foram presas e enquadradas no artigo 278 do Código Penal, sendo quatro homens e duas mulheres.

Os presos foram Laureci Candal Florindo (marido de Luciene); Luciene Rodrigues Florindo (esposa de Laureci); Rodrigo Bento Florindo (irmão de Luciene); Flávio Rodrigues (irmão de Luciene); Kelly Gerônimo de Oliveira e
Patrick Lourenço Helena.

Art. 278 - Crime de fabricar mercadoria nociva a saúde. Detenção de 3 anos. A Polícia vai investigar se estavam praticando o crime de não emitir registro do produto.

A empresa Saúde e Vida tem sua sede administrativa na Rua Itaocara, 46, no Parque Guarus, de onde foram levados computadores e documentos que mostram para quais comércios eram distribuídos os produtos como ração humana; suplemento alimentar; shakes; energéticos; ervas naturais e medicinais; milhares de comprimidos.

Todo esse material foi localizado no depósito localizado na Estrada Principal de Brejo Grande, em Campos, onde também foi encontrado farto material para embalagem, potes plásticos, caixas de papelão e álcool.

A empresa não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

No prédio ao lado, já estava em fase final a implantação de maquinário para que fosse realizado todo o processo de embalagem e distribuição que seria feito no próprio local, que possui máquinas apropriadas.

Agora a Polícia vai iniciar a investigação para se chegar aos comércios que recebiam o material e repassavam aos consumidores. A instrução é para que os comerciantes que não tiverem a comprovação da origem dos produtos que vendem, devem os tirar das prateleiras imediatamente.

O delegado Márcio Caldas, da 146ª Delegacia de Guarus, vai enviar a investigação para o Ministério Público (MP) e vai fazer acompanhamento com a Vigilância Sanitária, que terá que dar destino a mercadoria.

A Vigilância Sanitária fica incumbida de confirmar se é obrigatório o registro do medicamento e também da necessidade de acompanhamento de um profissional qualificado.

Fonte: http://www.ururau.com.br/destaque1325

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sementes turbinam a saúde e a dieta

Elas combatem a prisão de ventre, aplacam a TPM e protegem o coração

Se há alguma cartilha dos principais mandamentos da dieta, um deles certamente é não ficar longos intervalos do dia sem comer. O ideal é fazer pequenos lanchinhos de três em três horas, além das refeições principais, para ajudar o metabolismo acelerar e queimar mais calorias. Uma ótima alternativa para esses intervalos é investir no consumo de sementes oleoginosas, como as de girassol, abóbora, linhaça e gergelim.

A razão para apostar nessas turma, que tem cara de comida de passarinho, é simples. Além de tapear a fome, elas trazem um bem enorme ao organismo. "Elas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados que auxiliam o controle dos triglicérides, do colesterol total, do colesterol ruim (LDL), diminuindo o risco de desenvolvimento de doenças do coração", explica a nutricionista Patrícia Bertolucci, de São Paulo.

A presença de poderosos antioxidantes, como vitamina E, selênio e manganês, que varrem os radicais livres produzidos pelos organismos relaciona a atividade das sementes oleoginosas ao menor risco de desenvolver doenças crônico-degenerativas, como o Mal de Alzheimer.

As sementes também são ricas em magnésio, que participa de inúmeros processos em nosso organismo, como a absorção adequada de cálcio nos ossos, contração muscular, ação anti-inflamatória e regulação da pressão arterial. Confira a seguir como fazer o melhor uso delas:

Gergelim combate o intestino preso
A semente é boa fonte de manganês, cálcio, cobre, magnésio, ferro, fósforo, vitamina B1, zinco, proteínas, vitaminas A e E e fibras ricas em lignanas, que previnem o aumento de colesterol.
Cerca de 50% de sua composição é de gordura, do tipo insaturada, entre elas, a lecitina, que alguns estudos já mostram ter efeitos benéficos na regulação dos níveis de colesterol e triglicérides no sangue. Além dessa gordura também auxiliar na lubrificação do intestino, que junto com as fibras vão deixar a prisão de ventre bem longe.

"Todo esse conjunto auxilia na saúde cardiovascular e intestinal e na prevenção do câncer e envelhecimento precoce, dentre outras doenças", explica a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro.

Suas fibras insolúveis também são ótimas para controlar as taxas de glicemia, o açúcar do sangue, afastando males como a diabetes. E ainda proporciona maior duração da saciedade, o que vai fazer com que a pessoa sinta menos fome. O ideal é consumir de 1 a 2 colheres de sobremesa por dia que vão girar em torno de 80 calorias cada uma e sem prejudicar a dieta.

"As sementes podem ser utilizadas diretamente de alimentos que contenham gergelim como pães integrais, bolacha e bolos. Também podem ser torradas ou polvilhadas sobre os alimentos como arroz, iogurte, suco e salada. O óleo de gergelim, que como a semente é ótima fonte de gordura insaturada e vitaminas, pode regar os alimentos", acrescenta Patrícia.

Girassol contra a pressão alta
Tem uma quantidade boa de proteínas, gordura monoinsaturada - que é de ótima qualidade para o organismo, vitamina E, fibras e de arginina, um aminoácido importante porque é substrato para o óxido nítrico, substância que relaxa os vasos sanguíneos, evitando a elevação da pressão sanguinea.

"O consumo de girassol auxilia no controle da tensão pré-mentrual, favorece a recuperação de processos inflamatórios, auxilia na mobilização do ferro para a síntese da hemoglobina, adrenalina e a formação dos tecidos conjuntivos", aponta a nutricionista Fernanda Pisciolaro, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

É uma semente que pode ser consumida assada, onde seu sabor será acentuado. Ou pode ser consumida em forma de farinha. "Mas não asse por muito tempo, nem em temperatura elevada para que suas propriedades sejam perdidas", recomenda Patrícia Davidson. A ingestão pode ficar em 2 colheres de sopa, mas não existe uma recomendação específica de consumo. Cada 100 gramas leva 584 calorias.

Linhaça protege o coração
Contém lignana, que é um composto fitoquímico que pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Traz os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, gorduras que se destaca como um protetor do coração, já que é um antioxidante com potente ação contra a formação de placas nas artérias, além de reforçar o sistema imunológico, reduzir inflamações, atuar na redução do colesterol total e triglicérides e ainda retardar a coagulação sanguínea.

"A linhaça está carregada de fibras solúveis e insolúveis que além de regular o trânsito intestinal prevenindo o câncer de cólon, se destacam por controlar a absorção de glicose e colesterol no intestino", diz Patrícia Bertolucci. A semente também apresenta diversas vitaminas e minerais: B1, B2, C, E; caroteno e os minerais ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Todos os benefícios da linhaça se potencializam quando a semente é moída ou triturada, pois como a casca da semente é muito dura, sua digestão é comprometida podendo passar direto pelo trato gastrointestinal, reduzindo a absorção de seus nutrientes. Após moída, a semente deve ser mantida sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras. Pode ser utilizada no complemento de inúmeras preparações: pães, bolos, biscoitos, cereais e bebidas, e até adicionadas a sucos, saladas, sobremesas, iogurtes e sopas.

Semente de abóbora afasta o colesterol
É uma semente cheia de potássio - mineral capaz de auxiliar no controle da pressão arterial. É rica em fibra, que funciona bem contra a prisão de ventre, e vitamina A, boa para os olhos por prevenir doenças como degeneração macular.

Além disso, apresenta alto teor de ácidos graxos essenciais, zinco e fitoesterol, que é uma importante substância no combate ao colesterol. "O que acontece é que ele substitui o colesterol no local de absorção e esse colesterol vai ser excretado e seus níveis circulantes diminuirão no organismo", diz a nutricionista Patrícia Davidson.

Além de ser opção de petisco de fim de tarde, uma outra maneira de aproveitar as qualidades da semente é triturá-la, adicionando-a na forma de farinha em diversas preparações. Experimente salpicá-la na salada de frutas, batê-la com sucos naturais e incorporá-la em saladas de folhas ou em massas de tortas.

http://www.minhavida.com.br/conteudo/5267-Sementes-turbinam-a-saude-e-a-dieta.htm

Os benefícios da vitamina K


Supervitamina K, ela não pode faltar



Uma revisão de estudos prova que esse micronutriente preserva a saúde dos ossos, previne contra doenças do coração e pode até afastar tumores. E pensar que você nunca deu muita bola para ele...

por Paula Desgualdo | Revista Saúde é vital

Fale a verdade. Numa escala de 1 a 10, qual é a relevância que você dá à vitamina K na hora de escolher o que coloca no prato? Tudo bem, não precisa se justificar se o número for pequeno — até porque, provavelmente, você nem faz ideia de onde ela está. Mesmo quem vive preocupado com a alimentação não costuma erguê-la em um pedestal. Mas existe uma explicação para isso. Há alguns anos, a deficiência de vitamina K não preocupava tanto os especialistas — ora, é raro alguém estar com níveis tão baixos a ponto de apresentar sinais de sua falta.

“No entanto, hoje sabemos que, embora assintomática, a menor carência desse micronutriente já compromete a saúde”, afirma a nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Recentemente, por exemplo, descobriu- se a participação dessa vitamina na manutenção dos ossos.


Já uma pesquisa conduzida no Children’s Hospital Oakland Research Institute, nos Estados Unidos, confirma sua importância na prevenção de várias doenças. Depois de analisar centenas de artigos científicos publicados desde os anos 1970, o bioquímico Bruce Ames sugere que uma dieta capaz de garantir a quantidade recomendada de vitamina K todos os dias é uma maneira de garantir um futuro muito mais saudável. De acordo com o cientista, quem se alimenta desse jeito consegue evitar principalmente os males que surgem com a idade, como osteoporose, derrames, infartos e até mesmo câncer. “Esse trabalho traz um novo olhar sobre as consequências da insuficiência de vitamina K e deverá ser usado como uma referência mais para a frente”, acredita Ames.

O curioso vem agora: esses resultados dão força à tese que o bioquímico desenvolveu em 2006, a qual apelidou de teoria da triagem. É a ideia de que pequeníssimas privações de vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos ao longo da vida culminam nas temidas doenças que chegam conforme o relógio biológico se adianta. Ames defende que, por um curto período de tempo, o organismo até seria capaz de suprir a ausência da vitamina K, assim como a de outros micronutrientes. Só que, em longo prazo, os detalhes fazem mesmo a diferença. Ou seja, qualquer mínimo deslize no aporte de K em um único dia seria ressentido pelo organismo. A sorte, como você verá, é que não é difícil seguir uma dieta vitaminada quando pensamos nessa letra. O nome enxuto da protagonista desta reportagem vem da palavra alemã koagulation — como dá para notar, quer dizer coagulação. A alcunha foi criada em 1929 pelo cientista dinamarquês Henrik Dam, que estudou na Áustria e na Alemanha. Naquela época, Dam já descrevia a capacidade da vitamina K de evitar hemorragias. “E essa é a sua função mais conhecida até hoje”, observa a nutricionista Lara Siqueira, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar, em São Paulo. De um simples corte no dedo até a cicatrização de machucados mais graves, é a K uma das responsáveis por estancar os sangramentos. “Ela auxilia na produção de protombina e de outras substâncias necessárias para a coagulação sanguínea”, explica Lara.

Por esse motivo, a vitamina K é uma antiga inimiga de quem sofre de trombose, a formação de coágulos indesejados no interior dos vasos. Antiga porque, agora, os médicos sabem que até mesmo esses indivíduos não podem ficar sem ela. “Reduzir seu consumo faz com que a pessoa deixe de aproveitar os benefícios do nutriente, como o fortalecimento dos ossos”, alerta Silvia Custódio, professora da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. “O importante é controlar a ingestão de acordo com as doses recomendadas.”

http://www.nutricaosadia.com.br/2010/04/supervitamina-k-ela-nao-pode-faltar.html


Aqui vai uma tabela com os alimentos ricos em vitamina K:

Alimento Quantidade Vitamina K (mg)

Folha de nabo 2/3 xícara 650
Alface 1/4 pé 129
Repolho 2/3 xícara 125
Fígado de boi 85 g 110
Brócolis 1/2 xícara 100
Espinafre 1/2 xícara 80
Aspargo 2/3 xícara 57
Ervilha 2/3 xícara 19
Presunto 85 g 18
(http://saude.hsw.uol.com.br/vitamina-k2.htm)

Como evitar e controlar a hipertensão


8 dicas para evitar e controlar a hipertensão

Controlar a hipertensão com remédios é rotina na vida de 1/4 dos brasileiros. A doença, que sobrecarrega o coração, é crônica e pode causar sérios problemas para visão, rins e cérebro, além de ser a causadora do infarto do miocárdio. Mas pequenas atitudes podem evitar o quadro ou ajudar no controle dele.

"Os maus hábitos à mesa e o sedentarismo colaboram para que os casos de hipertensão aumentem. Muitos pacientes vivem com a doença e não sabem, porque ela não traz sintomas no início", afirma José Kawazoe Lazzoli, especialista em cardiologia e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBME).

Para tratar essa condição, em muitos casos os medicamentos são essenciais. Mas a mudança no comportamento também transforma sua saúde. Abaixo, o cardiologista indica uma série de hábitos que, diluídos no dia a dia, ajudam você a viver de maneira mais saudável sem depender da farmácia.

1. Verifique a pressão arterial mensalmente
De acordo com o especialista, mesmo quem não sofre com a doença precisa ficar atento e medir a pressão ao menos uma vez por ano. "Cerca de 25% da população adulta é composta por hipertensos. Mas a maioria deles nem desconfia disso e ignora os cuidados, podendo sofrer com problemas mais sérios no futuro", diz o médico. Mas não vale medir a pressão de qualquer jeito:

- Repouse 15 minutos antes, em um lugar tranquilo
- Caso tenha fumado, aguarde 30 minutos
- Não fale durante o procedimento
- Permaneça deitado ou sentado durante o processo
- Esvazie a bexiga
- Após exercícios físicos, aguarde 30 minutos
- E não tome café 20 minutos antes da medição

2. Evite o excesso de peso
A grande quantidade de gordura corporal também afeta o aumento da pressão arterial. Acabar com o excesso de peso é uma ótima sugestão para quem não deseja encarar riscos. "É como se o coração fosse obrigado a aumentar a força para bombear o sangue em direção aos outros órgãos. Quando o peso diminui, muitas vezes, também reduzimos a dose dos medicamentos", afirma o cardiologista.

3. Mantenha uma alimentação saudável
Há uma gama de alimentos que podem desencadear ou agravar a doença. "O excesso de sal e de gorduras saturadas, assim como a ingestão de gorduras trans são amigos da hipertensão. Evitá-los é fundamental para manter a doença longe e ou para controlá-la", ressalta o médico.

4. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas
De acordo com o especialista, consumir bebidas alcoólicas de forma moderada não é prejudicial para a pressão arterial, mas exagerar na dose pode causar estragos. "O consumo excessivo de álcool compromete todo o organismo, inclusive a pressão arterial", diz.

5. Acalme os nervos
De forma isolada, o estresse não é capaz de causar a hipertensão, mas quando combinado com outros fatores de risco pode agravar o quadro. "Buscando alternativas para viver de maneira mais tranquila, o coração tende a trabalhar melhor e as doses dos medicamentos podem até diminuir", diz o cardiologista.

6. Abaixo a fumaça
O cigarro deve ser mantido apagado - e bem longe - se o desejo é permanecer distante dos riscos da hipertensão. O fumo é um dos principais fatores de risco para doença arterial coronariana. As substâncias tóxicas do cigarro provocam o enrijecimento das artérias, fato que compromete a passagem de fluxo sanguíneo e faz a pressão subir", afirma o cardiologista.

7. Não tome medicamentos sem prescrição médica
Nada de se automedicar e correr riscos. Os remédios de hipertensão devem ser prescritos após uma série de exames. "Cada pessoa apresenta um nível diferente de elevação da pressão arterial, por isso é importante ressaltar que o uso indevido desses medicamentos pode contribuir até para a piora do quadro. O remédio que funciona para uma amiga, certamente não funcionará para você", alerta o especialista.

8. Hora de mexer o corpo
Pessoas sedentárias têm cinco vezes mais chance de desenvolver hipertensão arterial do que indivíduos fisicamente ativos. "A prática regular de exercícios ajuda no controle dos níveis da pressão arterial, porque melhora o condicionamento físico do coração, fazendo com que ele não fique sobrecarregado", diz. Alem disso, a prática regular de atividades provoca um efeito anti-hipertensivo por ajudar a queimar os quilos extras. "Não basta perder peso, é necessário reduzir essa massa gorda", explica. "A atividade física facilita a circulação sanguínea, melhora a oxigenação e automaticamente colabora para reduzir a pressão alta", ressalta José Kawazoe Lazzoli.

Fonte: Minha Vida
http://www.minhavida.com.br/

http://www.nutricaosadia.com.br/