Seja Bem Vindo!!!

A nossa intenção é mantê-lo informado sôbre tudo que possa ser útil para você. Tentaremos passar informações atualizadas respaldadas em fontes que tenham credibilidade. Muito Obrigado.

Contato: amapasa.diretoria@gmail.com / Filiada a: FAMAC, FAMERJ e CONAM.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Vacina contra gripe suína(H1N1) em Campos

Confira o cronograma de vacinação contra H1N1 em Campos


O calendário de vacinação contra a gripe H1N1 continua a todo vapor no município. Iniciada no último dia oito para profissionais da área de saúde, quase 2 mil pessoas já foram imunizadas. Entre os dias 15 e 21 de março, começa a vacinação contra o vírus Influenza H1N1, da gripe suína, para as gestantes. Já no período entre 22 a 28 de março, será a vez da imunização das crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses de idade receberem as doses. Dos dias 24 de abril a 8 de maio acontecerá a campanha de vacinação contra gripe sazonal para idosos. Ao mesmo tempo, os idosos com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe H1N1.

— A vacina é bem segura. Não há necessidade de correria, pois todos os que integram o grupo prioritário serão vacinados — assegurou o Superintendente de Saúde Coletiva, Charbel Cury.

Confira o cronograma de vacinação para os hospitais da cidade:

8 a 10 de março: Hospital Ferreira Machado
11 a 13 de março: Hospital Plantadores de Cana
14 a 16 de março: Hospital da Unimed
17 a 19 de março: Hospital Escola Álvaro Alvin
20 a 22 de março: Hospital Geral de Guarus
23 a 25 de março: Hospital Dr Beda, CEPLIN
26 a 28 de março: Hospital Santa Casa
29 a 31 de março: Hospital de Ururaí
01 a 03 de abril: Hospital de Travessão
07 a 09 de abril: Pro-Clinicas, Pronto-Cardio, Pró-Rim
10 a 12 de abril: Abrigo João Viana
13 a 15 de abril: Henrique Roxo.


http://www.fmanha.com.br/index.php#1219359808/1268314527

quinta-feira, 11 de março de 2010

Alerta aos Comerciantes: Golpe da lista telefônica preocupa Procon

No golpe a pessoa física e/ou jurídica recebe uma ligação onde é solicitada confirmação de dados cadastrais


Um outro golpe contra a população de Campos, principalmente contra estabelecimentos comerciais, está preocupando o Procon. A secretária executiva Rasângela Tavares, informou que a pessoa física e/ou jurídica recebe uma ligação onde é solicitada confirmação de dados cadastrais e imediatamente é enviado um fax solicitando novamente esta confirmação, através de preenchimento de perguntas.

“Na ligação é informado que trata-se de atualização cadastral e não gerará algum ônus para o estabelecimento. Com os dados, os golpistas emitem boletos bancários e enviam para o estabelecimento. Em alguns casos, os autores do golpe colocam nos boletos nomes parecidos com o de empresas responsáveis por venda de anúncio em listas telefônicas para confundir o comerciante", explicou Rosângela.

Segundo a secretária, quando a vítima tenta verificar a origem do boleto, é surpreendida com a informação de que assinou um contrato e deverá pagar o boleto, ou caso contrário terá o mesmo protestado em cartório. Diante desta situação, Rosângela reforça que em caso de dúvida, procure orientação no Procom e não forneça dados cadastrais por telefone, nem mesmo envie fax e não assine documento enviado, caso contrário, será necessário provar a fraude em juízo.

“Nós estamos disponibilizando um atendimento aos comerciantes e orientado no que devem fazer diante dessa situação. O golpe da lista telefônica é considerado crime de estelionato e os lesados devem ir até a delegacia para registrar a ocorrência”, ressaltou.

Protesto pelos royalties pára BR-101, em Campos


Rodovia fechada nos dois sentidos


Continua a luta pelos royalties do petróleo. Na manhã desta quinta-feira (11/03), por volta das 7h, a BR-101 foi fechada na altura do km 76, no viaduto da Estrada dos Ceramistas. Durante toda a amnhã foi registrado cerca de 40 Km de engarrafamento, chegando próximo ao trevo do município de Quissamã. O protesto está ocorrendo por conta da aprovação na Câmara dos deputados, da emenda Ibsen Pinheiro, na noite desta quarta-feira (10/03).

A manifestação, que conta com autoridades dos municípios de Macaé e Quissamã, foi articulada pelo presidente da Firjan de Macaé. Para manter a BR-101 fechada, os manifestantes continuam colocando fogo em diversos pneus.

Além de autoridades da região, a manifestação conta também com o apoio de veículos pesados como caminhões, ônibus e até tratores, além de centenas de pessoas da sociedade civil. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) permanece no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) utilizando um caminhão do Corpo de Bombeiros tentou afastar da pista os manifestantes, para que a manifestação terminasse, mas não conseguiu. Eles alegam que querem trazer a imprensa nacional para o local.

Segundo assessoria da Autopista Fluminense, alguns motoristas retornaram e desistiram de continuar na manifestação, diminuindo o congestionamento para 7Km no início da tarde.

Os manifestantes que continuam no local afirmam que só sairão da BR-101 quando a imprensa nacional der cobertura ao movimento, que está tomando proporções a cada momento mais fortes. Por enquanto, a pista não tem previsão de ser reaberta.

*Mais informações em instantes no URURAU. Atualizada às 12:00h


Emenda Ibsen aprovada
O Plenário da Câmara dos deputados aprovou, por 369 votos a 72 e 2 abstenções, a emenda dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), Humberto Souto (PPS-MG) e Marcelo Castro (PMDB-PI) para o Projeto de Lei 5938/09, do Executivo. O projeto, que segue agora para o Senado, prevê novos critérios de distribuição dos do petróleo e cria o regime de partilha para os blocos ainda não licitados.

A emenda beneficia os estados não produtores de petróleo. Ela determina que, preservada a parte da União nos royalties e na participação especial, o restante será dividido entre estados e municípios segundo os critérios dos fundos constitucionais (FPM e FPE). Os estados ficarão com metade dos recursos e os municípios com a outra metade.

Devido às divergências entre os representantes de cada estado, oito partidos liberaram as suas bancadas para votarem como quisessem em relação à emenda.

A aprovação da emenda já era esperada, principalmente se tratando de um ano eleitoral, quando os deputados não querem decepcionar os eleitores de suas bases.

Apenas os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo perdem recursos com o novo modelo de distribuição, os demais estados brasileiros passam a receber mais recursos.

Para a emenda entrar em vigor, depende ainda da aprovação no Senado e da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


http://www.ururau.com.br/manchetepg.php?noticia=1247&IDe6d8545daa42d5ced125a4bf747b3688

quarta-feira, 10 de março de 2010

PSE é lançado e até o fim do ano estará em 81 escolas

Lançado oficialmente nesta terça-feira (09) à noite, no Teatro Municipal Trianon, o Programa Saúde na Escola (PSE) chega já pensando em ser ampliado, segundo informou o Secretário Municipal de Governo, Edson Batista, que representou a Prefeita Rosinha Garotinho, que está em Brasília, para encontro com o ministro do STF, Gilmar Mendes. De acordo com ele, neste primeiro semestre, 21 escolas serão atendidas, mas até o final de 2010 outras 60 unidades de educação estarão recebendo o PSE. A cerimônia contou também com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano.

- Ao criar o PSE, à prefeita mostra de forma clara seu compromisso com a educação e a saúde - disse o Secretário de Governo. Já Hirano destacou a necessidade de haver um envolvimento de todos para garantir o sucesso do Programa. “É preciso que todos se envolvam muito. A partir de agora, mas do que nunca, saúde e educação caminharão juntas para que as crianças tenham um futuro melhor”, destacou o Secretário de Saúde. Joílza Rangel, Secretária de Educação, não pôde participar, mas enviou uma mensagem. “O lançamento do PSE é a concretização da possibilidade de uma ação integrada entre Educação e Saúde e uma demonstração de que a saúde começa na escola”, observou a secretária em sua mensagem.

A abertura do evento ficou por conta de alunos da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, que encenaram a peça “Aldeia: a comunidade da esperança”, escrita com a participação das próprias crianças do Parque Aldeia. No final, o público aplaudiu de pé o espetáculo com cerca de meia hora de duração. Uma das coordenadoras do PSE, Maria Waleska Almada, explicou que, na verdade, o Programa já vinha funcionando de forma experimental em 11 escolas da rede pública municipal, há cinco meses. Ela adiantou que 660 profissionais da área da educação de 21 escolas serão capacitados para participarem do PSE. A partir de agora, uma equipe poderá visitar até duas vezes a cada mês uma mesma escola ou creche.

A infra-estrutura da equipe, formada por profissionais das secretarias de Educação e Saúde conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas. Bolsistas de enfermagem e de psicologia também participarão em forma de contrapartida. As crianças passarão a contar com um acompanhamento criterioso do Programa. Esse acompanhamento vai desde a saúde do aluno, passando por peso, altura, massa corporal e, se for o caso, encaminhamento a uma unidade de saúde.


Postado por: Dulcides Netto - 10/03/2010 10:20:00


http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=607

segunda-feira, 8 de março de 2010

Vacinação contra gripe suína começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira a Campanha de Vacinação contra a Gripe A (gripe suína). De acordo com a superintendência de Saúde Coletiva da secretaria de Saúde de Campos, no ano passado, a doença atingiu 202 pessoas no município, das quais 22 morrem por suspeita da doença e apenas oito tiveram confirmação da Fundação Fiocruz. Inicialmente, o plano de vacinação vai acontecer de forma escalonada. De 8 a 14 de março, por exemplo, o ônibus com as doses da vacina vai aos hospitais para imunizar os profissionais e estudantes estagiários da área de saúde. Serão 5 mil doses iniciais.

Nos primeiros dias, uma equipe da Epidemiologia vai aos hospitais, Ferreira Machado, Geral de Guarus, Plantadores de Cana, Unimed e Dr. Beda. Paralelamente, outra equipe vai às unidades básicas de saúde espalhadas pelo município. Funcionários da Santa Casa de Misericórdia e Beneficência Portuguesa vão receber a visita de ônibus itinerante.

Para a campanha, serão cerca de 140 mil doses da vacina contra a gripe suína durante aplicadas em Campos até o dia 23 de abril. Depois dessa data, começa outra campanha contra gripe sazonal em idosos, entre 24 de abril e 8 de maio. No mesmo período, idosos com doenças crônicas serão imunizados contra a gripe suína.

Entre os dias 15 e 21 de março, a imunização acontecerá para as gestantes. Na terceira semana da campanha, será a vez das crianças de 6 meses a 2 anos de idade receberem as doses. A estratégia para a 2ª e 3ª semanas será anunciada na próxima semana pela Secretaria de Saúde.

O Superintende de Saúde Coletiva, Charbel Cury, explicou que os profissionais da saúde que não conseguirem receber as doses durante os dias previstos no calendário poderão procurar a secretaria de Saúde. Eles serão encaminhados a um dos pólos criados pelo município para atender aos diferentes grupos da campanha. Ao todo, haverá seis pólos específicos para cada grupo.

“Em breve vamos dizer quais são esses pólos e quais serão os próximos grupos a serem vacinados”, informou Charbel. No ano passado, a gripe suína se espalhou em praticamente todos os cantos do país e exigiu medidas emergenciais.


http://www.fmanha.com.br/#1219359808/1268050763

Parabéns mulher pelo seu dia!



A Mulher como Centro de Universalização Poética

A mulher, como centro de universalização poética é aquela que tem nome e também sobre nome, é a que tem deveres, e também tem direitos, é a que chora, é a que ri, é a que é mãe e muitas vezes é também pai, é a filha, é a irmã, é a tia, é a avó...
Meninas!... Moças!... Senhoras!
... A todas as mulheres, sem distinção de cor, credo e tribo.
Solteiras!... Concubinas!... Casadas!... Essencialmente emancipadas!
A mulher professora, a mulher doméstica, a mulher motorista, a mulher atleta, a mulher empresária, a mulher presidenta, a mulher proprietária... Independentemente a profissional mulher...
A mulher em beleza, Elegância e Sensualidade!
A mulher que elege a mulher eleita, a mulher escritora, a mulher pintora, a mulher que canta, e encanta... A mulher da arte... A mulher obra de arte...
A mulher em casa, na rua ou no trabalho... Em essência mulher...
Unicamente mulher!
A mulher amada... Amante... Apaixonada...
A mulher urbana, a mulher rural...
A mulher singular, a mulher plural...
A mulher intrinsecamente maniqueísta!
A mulher feminina, a mulher feminista...
A mulher de uniforme, de saia, de vestido, de calça, de short e camiseta, calcinha e sutiã, de biquínis... A mulher em pele... A mulher em alma...
A mulher em formas aos olhos de quem se tem a admirá-la...
Magra... Gorda...
Negra... Branca...
Baixa... Alta...
Em essência mulher... Organicamente mulher!
Poeticamente MULHER!!!


de Emanoel Ferreira da Silva
Juazeiro - BA - por correio eletrônico