Seja Bem Vindo!!!

A nossa intenção é mantê-lo informado sôbre tudo que possa ser útil para você. Tentaremos passar informações atualizadas respaldadas em fontes que tenham credibilidade. Muito Obrigado.

Contato: amapasa.diretoria@gmail.com / Filiada a: FAMAC, FAMERJ e CONAM.

terça-feira, 13 de abril de 2010

O ovo é um grande alimento.

Ele passou décadas com fama de bandido. Mas foi absolvido e provou que é um ingrediente poderoso, capaz de ajudar a reduzir o colesterol e a emagrecer. Duvida? Veja as razões para ele ter se tornado o novo queridinho da alimentação saudável.
Durante muito tempo, ele andou por baixo, acusado de ser uma bomba de colesterol. A má fama começou há cerca de 40 anos, desde que se cogitou a relação entre o ovo e as doenças do coração. Mas, na década de 1990, vários estudos contrários a essas acusações começaram a pipocar.

Uma das descobertas mais importantes, apresentada em um trabalho realizado pela Universidade de Kansas (EUA), foi a de que apenas uma pequena parcela do colesterol sanguíneo provém da dieta e a maior parte é produzida pelo próprio organismo. E o ovo possui uma substância (fosfolipídeo) capaz de interferir na absorção do colesterol, impedindo sua captação pelo intestino, que é o responsável por levar tal substância para o sangue. Portanto, aumentar a ingestão de colesterol não provoca necessariamente elevação importante em seus níveis.


Alto benefício e baixo custo

Constatado tal fato, passou-se a dar mais destaque ao valor nutricional do alimento que, além de saboroso, é de baixo custo. Trata-se de uma excelente fonte de vitaminas A e do complexo B e de carotenoides, que colaboram na prevenção de doenças degenerativas. Também é rico em minerais, como ferro, fósforo, selênio e zinco. E, segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), o valor nutricional de sua proteína pode ser comparado ao do leite materno, pois contém todos os aminoácidos essenciais.

E quanto ao limite no consumo? "Considerando uma alimentação saudável, o recomendado seria até uma unidade por dia", orienta a nutricionista Maria Gandini, da RG Nutri Consultoria Nutricional. Entretanto, mesmo com a absolvição, parece que o ovo ainda enfrentará algumas polêmicas. Há poucos meses, a revista científica americana Diabetes Care publicou um artigo que acusa o alimento de elevar o risco de diabetes do tipo 2 em 77% entre as mulheres e em 60% entre os homens. Ribas Filho aponta que este estudo é apenas preliminar e que ainda há outros sendo realizados sobre os benefícios do alimento. Portanto nada de alarde. O especialista recomenda seu consumo (desde que sem exageros), já que o alimento possui nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo.



AUMENTA O BOM COLESTEROL (HDL)

Segundo a nutricionista Maria Gandini, um ovo contém 213 miligramas (mg) de colesterol, ou seja, quase o total da ingestão diária recomendada pela Associação Americana do Coração, que é de 300 mg. Entretanto, ela ressalta que nem todo colesterol ingerido tem como destino certo o entupimento das artérias. "A substância participa de funções importantes no organismo, como formação de hormônios", explica. De acordo com o cardiologista Wilson Salgado Filho, médico assistente da Unidade Clínica de Lípides do Instituto do Coração (Incor), apenas 1/3 do colesterol do ovo é absorvido pelo organismo. Maria lembra que algumas pesquisas têm apontado uma ação inusitada: seu consumo aumenta a quantidade de HDL (colesterol bom), que é considerado um fator preventivo contra a aterosclerose (quando placas de gorduras se formam nas paredes das artérias). Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, pesquisadores japoneses já divulgaram estudos que reforçam essa tese. "Os trabalhos mostram que, apesar de haver um aumento do LDL (colesterol ruim) com o consumo diário de ovo, há também um aumento do HDL, o que é compensador", comenta.


AUMENTA A INCIDÊNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Como já foi dito, houve um grande movimento de pesquisadores para tirar o ovo do banco dos réus. E todos reuniram provas suficientes para absolver o alimento da grave acusação de ser o vilão do coração. Ficou comprovado que não existe relação entre o colesterol presente no ovo e o aumento das taxas de gordura nociva ao organismo. Tudo graças a pesquisadores que parecem nunca terem se conformado com a má fama do ovo. É o caso de Frank Hu, epidemiologista nutricional da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA), que confirmou, após alguns estudos, que comer um ovo por dia não aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. Ao avaliar, por um período de dez anos, cerca de 120 mil homens e mulheres saudáveis, o cientista concluiu não haver diferença significativa de risco entre os que comiam sete ovos por semana e os que comiam apenas um. Segundo ele, outros nutrientes existentes no ovo compensam ou anulam o perigo representado pela taxa elevada de colesterol. "Hoje, sabemos que, quando dosamos o colesterol do sangue, ele reflete muito mais a ingestão de gorduras saturada e hidrogenada; estas, sim, verdadeiras vilãs, pois aumentam o LDL (colesterol ruim) e o risco de doenças cardiovasculares", afirma o endocrinologista Ricardo Martuci, de São Paulo. O ovo é rico em colesterol e pobre em gordura saturada, isso o exime da culpa de causar doenças cardiovasculares. O cuidado maior fica para diabéticos e aqueles que já sofreram infartos (consumir apenas três unidades semanais).


AJUDA A MANTER OS MÚSCULOS

Se a ideia é ganhar ou evitar a perda de massa magra, o ovo pode ser um grande aliado. Na clara, mais especificamente na ovoalbumina (proteína da clara), há uma boa quantidade de leucina, um aminoácido utilizado em suplemento nutricional que evita a perda de musculatura e é consumido por alguns atletas. Na gema, a leucina também aparece, mas em pequena quantidade. "Por muitos anos, praticantes de atividade física de força e velocidade atribuíam a melhora no desempenho ao consumo de ovo, principalmente da clara, que é isenta de gordura e rica em proteína. Hoje, sabemos que isso se deve ao fato de o ovo proporcionar a mistura ideal de aminoácidos essenciais (aqueles que não são produzidos pelo organismo) na quantidade e relação correta para favorecer o crescimento e o reparo dos músculos", explica Maria Gandini. A nutricionista enfatiza que a prática antiga de comer ovos crus deve ser desconsiderada, pois grandes doses de avidina - substância natural de proteção do ovo - diminuem a absorção de algumas vitaminas do complexo B, importantes na produção de energia e recuperação muscular e ainda podem levar à contaminação por salmonella.


FAVORECE O EMAGRECIMENTO

Alimento de alta saciedade, o ovo faz com que a pessoa fique menos faminta e demore mais para voltar a ter fome. A constatação veio de um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2005, realizado depois em universidades como a Wayne State University e pelo departamento de Infecções e Obesidade do Centro Médico da Universidade da Louisiana, ambas nos EUA. Todos os trabalhos contaram com a participação de mulheres com sobrepeso e obesidade, divididas em dois grupos. No primeiro, elas passaram um tempo consumindo ovos no café-da-manhã. No segundo, a refeição era feita com o mesmo valor de calorias, porém sem ovos. Os resultados mostraram que as mulheres do primeiro grupo emagreceram até 65% a mais do que as do segundo. E mais, elas também apresentaram uma redução bem maior da circunferência abdominal. A explicação está na saciedade que ele proporciona. A responsável por essa sensação é a proteína presente no alimento. Por conter todos os aminoácidos essenciais, exige uma digestão mais demorada. E tem mais, como a gema é cheia de gorduras monoinsaturadas e ômega-3, consideradas do bem, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Em equilíbrio, evita picos de insulina e aquela vontade louca de beliscar ou comer o que há pela frente.


ALIMENTA A MEMÓRIA E DIMINUI A ANSIEDADE

Na última década, algumas pesquisas também demonstraram que a colina, uma substância nutritiva encontrada em alguns alimentos, é importantíssima para melhorar a memória e a capacidade cognitiva e para a formação de novos neurônios. Logo, o consumo desse nutriente é de grande importância para prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. E, assim como o amendoim, germe de trigo, fígado, carne, peixe, queijo, repolho, brócolis e couve-flor, a gema do ovo é uma ótima fonte. A colina também é importante durante a gravidez, pois a substância ajuda a fortalecer o desenvolvimento do feto. Um estudo da Universidade Estadual de Iowa, nos EUA, revela que o consumo de colina entre as mulheres grávidas é baixo. Para se ter uma ideia, dois ovos contêm 250 mg de colina, cerca da metade do total de que o organismo necessita por dia. E ainda temos a proteína (mais uma vez ela!) que colabora com a sensação de alerta e afasta a apatia. Por ser uma excelente fonte de triptofano - aminoácido precursor da serotonina, uma substância associada à sensação de bem-estar -, ajuda a acalmar os ânimos, reduzindo a ansiedade, o mau-humor e a irritação típica durante a TPM.

Fonte:Revista Viva Saude http://revistavivasaude.uol.com.br/edicoes/72/artigo129392-2.asp

Leite de vaca ou de soja?


Bebida extraída da soja reduz as taxas de colesterol ruim no sangue



Muitos questionam sobre a substituição do leite de vaca pelo leite de soja. É importante entender que apesar das duas bebidas serem fontes de proteína, elas pertencem a grupos alimentares diferentes.

O leite de vaca é de origem animal, pertence ao grupo do leite e derivados. Através da proteína, nos fornece aminoácidos que o nosso corpo não é capaz de produzir, excelente fonte de cálcio e boa fonte de magnésio, potássio, sódio e vitaminas A, D e algumas do complexo B. Devido à lactose (açúcar do leite), esta bebida também é fonte de energia.

A bebida extraída da soja é fonte de proteína de origem vegetal e pertence ao grupo das leguminosas. Vitaminas, minerais e propriedades antioxidantes (isoflavonas) se destacam em sua composição.

Estudos indicam que tais substâncias antioxidantes atuam na redução das taxas do colesterol ruim (LDL) no sangue e, conseqüentemente diminui o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de exercerem também atividade hormonal, equilibrando a quantidade do hormônio estrógeno no organismo feminino podendo amenizar, dessa forma, os sintomas da menopausa. O leite de soja pode e deve ser consumido, independente do consumo do leite de vaca.

Como vocês podem perceber estas bebidas não tem exatamente os mesmos componentes nutricionais, por isso, não podem ser substitutas.

Existem pessoas que são intolerantes à lactose, então nesse caso é excluído da alimentação o grupo do leite e derivados, dessa forma torna-se essencial um acompanhamento com um nutricionista, para que assim possa ser indicado um cardápio adequado, visando atingir todas as necessidades nutricionais.

E outras pessoas não tem intolerância à lactose, mas não gostam do leite de vaca, sentem algum tipo de desconforto. O indicado é que substituam o leite por outro alimento do mesmo grupo alimentar (iogurte, queijos, etc.).

Fonte: por Roberta dos Santos Silva - CyberDiet

http://www.maisbrasilia.com/2010/Default.asp?Pagina=Gastronomia_Mostrar&ID_CONTEUDO=1624&ID_AREA=3&ID_SUBAREA=182

Racão humana: por que consumir?


A combinação de cereais integrais caiu na boca do povo



Há cinco anos, a terapeuta natural Lica Takagui, de Curitiba, no Paraná, elaborou uma mistura de alimentos nobres, como o trigo, a linhaça, a aveia e a quinua, para assegurar sua saúde e a do seu filho, que estava a caminho. Com supervisão do nutricionista Daniel Boarim, também curitibano, criou a ração humana, hoje principal produto comercializado pela empresa que ela fundou, a Takinutri. A demanda pelo suplemento não parou de crescer: entre janeiro e dezembro de 2009, as vendas subiram de 2 mil unidades ao mês para 20 mil. Hoje, a marca possui mil pontos de venda espalhados pelo país. Já é possível comprar uma versão light, com ingredientes modificados para a dieta de gestantes e diabéticos. Sem falar nas dezenas de adaptações encontradas em feiras e lojas de produtos naturais. Uma busca rápida na internet entrega que o principal foco de quem investe na tal ração é perder peso. “Ela possui uma densidade calórica baixa e promove sensação de saciedade”, confirma Boarim. “No entanto, deve ser usada para melhorar a saúde de um modo geral”, acredita. A mistura é rica em zinco, selênio, vitaminas do complexo B e, principalmente, fibras. “Essa é uma grande vantagem, já que a maioria das pessoas não alcança a quantidade recomendada da substância, que é de 25 gramas diários”, observa Glaucia Pastore, diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo.

Se levarmos em conta sua composição química, pode-se deduzir que a ração humana melhora o funcionamento do intestino, reduz os níveis de colesterol no sangue e dá uma dose extra de energia, ajudando a proteger o corpo de uma série de doenças. Esses efeitos ainda não foram cientificamente avaliados. Mas já tem gente interessada em pesquisá- los no laboratório. “Pretendemos fazer uma parceria com a Takinutri para investigar a ração humana em testes clínicos”, conta Glaucia, da Unicamp.

Segundo Lica Takagui, consumir 2 colheres de sopa da farinha diariamente, o equivalente a 80 calorias, é a medida ideal para aproveitar seus atributos. Os donos da fórmula garantem que seu prazo de validade é de até dois anos em embalagem lacrada — depois de abrir, o período cai para aproximadamente dois meses. No entanto, é importante saber que as versões caseiras ou compradas em saquinho duram muito menos. Se você optar por triturar os ingredientes em casa, prefira consumir na hora ou considere um prazo de 15 dias, mesmo guardando na geladeira.

Para emagrecer, Lica sugere bater a mistura com um suco de frutas e tomar no café da manhã. Mas os especialistas concordam que o ideal é não incluir a ração na dieta por conta própria. “O problema é justamente o uso indiscriminado, sem orientação de um profissional”, pondera a nutricionista Silvia Papini, da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior do estado. Há dois motivos para essa preocupação: as peculiaridades e os objetivos de cada um, além do fato de existirem diversas receitas, com ingredientes bem variados.

Na verdade, não há contraindicações para pessoas saudáveis — a não ser uma baita dor de barriga caso ultrapasse a quantidade sugerida. “Quem tem histórico de problemas no intestino ou acabou de passar por uma cirurgia, no entanto, deve tomar cuidado”, alerta a nutricionista funcional Daniela Jobst, de São Paulo. Sem a devida prescrição, o pó de cereais pode, inclusive, engordar. “Não dá para acrescentá-lo à alimentação sem fazer adaptações”, acredita Daniela. E aí entram em cena escolhas que você já conhece: frutas, hortaliças, carnes magras...

As substâncias que mais se destacam na combinação de cereais integrais são as fibras. Para que elas façam efeito de verdade, não se esqueça de tomar água durante o dia. Caso contrário, a ração humana pode provocar até uma constipação

Fonte: por Paula Desgualdo - Revista Saúde!

http://www.maisbrasilia.com/2010/Default.asp?Pagina=Entretenimento_Mostrar&ID_CONTEUDO=1127&ID_AREA=3&ID_SUBAREA=183

Qual o melhor óleo para a sua dieta?


Confira uma tabela de calorias dos diferentes tipos de óleo



A gente escuta muita coisa por aí, mas, ninguém duvida que a escolha inadequada do óleo pode arruinar uma dieta. Para que você acerte na hora da compra e consiga alcançar o peso tão sonhado neste ano que se inicia, preparamos uma tabela com a quantidade de calorias de cada tipo de óleo, que vai acabar com este “disse me disse”. Confira:

Azeite-de-dendê - 1 colher de sopa (10g): 89 kcal

Azeite de oliva - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Banha de galinha - 1 colher de sopa (20g): 126 kcal

Banha de porco industrializada - 1 colher de sopa (20g): 180 kcal

Gordura vegetal hidrogenada - 1 colher de sopa (20g): 180 kcal

Manteiga com sal - 1 colher de sopa (10g): 77 kcal

Margarina - 1 colher de chá (10g): 74 kcal

Óleo de algodão - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Óleo de amendoim - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Óleo de canola - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Óleo de fígado de bacalhau - 1 colher de sopa (13g): 130 kcal

Óleo de gergelim - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Óleo de girassol - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Óleo de milho - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Óleo de peixe - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Óleo de soja - 1 colher de sopa (10g): 90 kcal

Fonte: por Sua Dieta - UOL

http://www.maisbrasilia.com/2010/Default.asp?Pagina=Entretenimento_Mostrar&ID_CONTEUDO=1181&ID_AREA=3&ID_SUBAREA=183

Conheça os alimentos anti-barriga


Conheça os alimentos que podem te ajudar a conquistar uma barriga de dar inveja



Quer ter uma barriga de dar inveja? Eu listei aqui os alimentos que ajudarão a conquistar a barriga dos sonhos!
Quanto mais você adicionar estes alimentos a sua dieta, e aliar com exercícios físicos, melhor e mais rápido serão os resultados. Confira!

Avocado

O avocado é um alimento funcional muito nutritivo e com componentes que contribuem para ter pele saudável, saúde nos olhos, previne infecções e até auxilia até em problemas de impotência sexual.

Essa fruta possui gordura insaturada (vegetal) e componentes biologicamente ativos como fitoestérois - substância capaz de inibir a absorção e síntese do colesterol; e por conter fibras, além de prevenir doenças como o câncer de cólon e auxiliar o funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer menos.

Ao contrario do que se pensava, esta gordura ômega 9 presente no avocado é umas das mais importantes auxiliadoras no emagrecimento, pois diminui o estado inflamatório do organismo. Já está cientificamente comprovado que a obesidade é uma doença inflamatória assim como diabetes, hipertensão, depressão, artrite, celulite etc.
Não deixe essa fruta fora da sua dieta!

Chá verde

O chá verde é um ótimo aliado a saúde. Considerado uma das bebidas que mais trás benefícios ao corpo humano, ele é rico de catequinas - um ótimo antioxidante, que ajuda no aceleramento do metabolismo, queima gorduras, desintoxica o organismo e desincha. Quer afinar a cintura? Com certeza o chá verde pode ajudar, e muito.
Uma dica é não tomá-lo a noite, pois por conter cafeína, pode prejudicar o sono. Não ingerira logo após as refeições, pois ele compete com os minerais e as vitaminas.

Grapefruit ou Toranja

De acordo com pesquisadores da Scripps Clinic, na Califórnia, EUA a ingestão de meia toranja antes de cada refeição pode lhe ajudar a perder peso - até um quilo por semana - mesmo se você não mudar mais nada em sua dieta. Os autores do estudo dizem que um composto da fruta ajuda a regular a insulina, hormônio que armazena gordura.

A acidez da fruta faz com que a digestão seja mais tardia, deixando a sensação de satisfação por mais tempo.

Ovo

Muitas coisas negativas já foram ditas a respeito do ovo, mas hoje em dia está mais do que comprovado que ele é um ótimo alimento.

E se o assunto é perder peso, as proteínas contidas nele também são ótimas aliadas. Seja no café da manhã, no almoço ou nos lanches, inclua pelo menos 3 ovos por semana em sua dieta, o resultado será muito positivo.

Quinua

Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, a quinua é o alimento mais completo do planeta. Encontrado em forma de macarrão, flocos, farinha e grãos, ele pode ser incluso em sua dieta de diversas maneiras. Desde mingau no café da manhã (pode ser usado no lugar da aveia, por exemplo), até um delicioso jantar feito com seu macarrão.

Potente alimento que ajuda a emagrecer, a quinua também regula o funcionamento do intestino, aumenta a imunidade, e ameniza os sintomas da TPM e menopausa.

Fonte: por Daniela Jobst - UOL

http://www.maisbrasilia.com/2010/Default.asp?Pagina=Entretenimento_Mostrar&ID_CONTEUDO=1462&ID_AREA=3&ID_SUBAREA=183

Alimentos que barram o envelhecimento


Alguns alimentos contêm substâncias importantes para manter sua pele mais jovem



Você é aquilo o que você come. Quantas e quantas vezes já ouvimos essa sentença sem entender suas implicações práticas? Mas o que uma alimentação saudável pode fazer por alguém além de ajudar a manter em forma? É simples. Os alimentos fornecem substâncias que influenciam no funcionamento de nossas células, podendo contribuir para o surgimento de doenças ou ajudar a evitá-las, além de atuar em todo o processo de envelhecimento. Sendo assim, até aquele potinho de creme para o rosto que custou uma nota vai ter a eficácia comprometida se você descuidar da alimentação.

"Com uma alimentação variada e equilibrada, podemos obter antioxidantes e proteínas importantes para retardar o aparecimento das rugas", afirma a dermatologista Daniela Taniguchi. Isso mesmo: os alimentos podem atuar como verdadeiros potencializadores dos tratamentos estéticos, dando um banho de hidratação e reforçando a elasticidade da sua pele.

Conheça os principais itens do seu cardápio capazes de realizar essa obra:

SOJA: A soja é vedete da boa saúde - e também da sua beleza! Ela contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que o hormônio feminino estrógeno na pele. "Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Também por conta disso, a soja pode ajudar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.

FRUTAS COM VITAMINA C: Laranja, morango, limão e acerola são, além de frutinhas deliciosas, benfeitores da sua pele. "A vitamina C, presente nesses alimentos, ajuda a formar o colágeno que, por sua vez, atua na elasticidade da pele", explica Daniela. Além disso, essa vitamina tem ação desintoxicante, prevenindo infecções, gripes e resfriados.

COBRE E MANGANÊS: Amêndoas, feijões, lentilha, nozes e grão-de-bico possuem esses dois minerais que também agem na vitalidade da sua pele. "Eles estimulam a produção de colágeno. Eles são bons cicatrizantes, além de combater os radicais livres e suavizar a pele, especialmente se existir alguma irritação", diz Daniela.

BETACAROTENO: Alimentos que contém betacaroteno protegem a sua pele contra os raios solares e, assim, evitam o envelhecimento cutâneo. De acordo com a médica, "essa substância, presente no mamão, cenoura, tomate, abóbora e mamão, é um flavonoide, um tipo de antioxidante, que trabalha combatendo os radicais livres, responsáveis por destruir as células de colágeno". No caso do tomate, há ainda o licopeno, outro tipo de flavonoide.

CASTANHA-DO-PARÁ: A castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com propriedades antioxidantes. Ele previne e retarda o envelhecimento ou o chamado endurecimento dos tecidos pela oxidação e contribui para manter a elasticidade natural da pele. "O selênio também é fundamental para manter o humor e, quem não sorri e vive com uma expressão contraída, têm mais rugas", conforme diz Daniela Tamaguchi.

CACAU: A fruta, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso, que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, o que retarda o aparecimento das rugas. No entanto, fica uma dica: "não coma o chocolate em excesso, pois contém gorduras que deixam a pele mais oleosa", explica a dermatologista. Além disso, o chocolate com mais antioxidantes não é o ao leite, queridinho dos chocólatras, e sim o amargo, rico em flavonoides.

Fonte: por Ana Maria Madeira - Minha Vida

http://www.maisbrasilia.com/2010/Default.asp?Pagina=Entretenimento_Mostrar&ID_CONTEUDO=1583&ID_AREA=3&ID_SUBAREA=183

Massageie os pés e emagreça!


Nossos pés podem ajudar nos problemas de saúde, no bem-estar e até na perda de peso



Quem é que não se delicia com a sensação relaxante de pisar sobre a grama, a areia da praia ou um tapete bem felpudo? Esta experiência é possível porque, ao caminharmos com os pés descalços numa superfície cheia de diferentes texturas, estimulamos as 7 mil (número estimado) terminações nervosas presentes na planta dos pés.

Tamanha sensibilidade também é explorada na reflexologia podal, uma massagem oriental que, além de relaxar, auxilia no tratamento, na prevenção e na identificação de problemas que desequilibram a saúde do organismo e ainda podem fazer subir os ponteiros da balança ou dificultar o emagrecimento.

Como isso é possível? "As terminações nervosas são ligadas por meio de ramificações aos diversos órgãos internos, à coluna vertebral, à cabeça e aos membros superiores e inferiores do corpo. Com a massagem, elas são estimuladas e enviam mensagens para o cérebro, que ativa o sistema imunológico, beneficiando a saúde em geral", explica o especialista em reflexologia Armando Sérgio Austregésilo, autor do livro Massagem e Sensibilidade (Ed. Ediouro).

Inicialmente, esta técnica era praticada pelos egípcios, mas foi na China, há cerca de 5 mil anos, usada como processo terapêutico. Os ocidentais só vieram a aplicá-la no começo do século 20, depois que o médico americano William Fitzgerald adaptou o método e passou a utilizá-lo como terapia em hospitais nos Estados Unidos.

Alívio físico e emocional

Segundo os chineses, os sentimentos estão intimamente relacionados com um órgão e, se for intenso ou vivido por um período prolongado, pode até comprometer a saúde. O fígado, por exemplo, é agredido pela raiva. O medo compromete a saúde dos rins. O excesso de preocupação vai direto para a vesícula. E a ansiedade assusta o coração. Ao massagear os pés, nas áreas correspondentes a esses órgãos, é possível, portanto, dissolver as emoções e ganhar tranquilidade e equilíbrio.

Uma pessoa com insônia, por exemplo, pode livrar-se de pensamentos obsessivos e recorrentes que não a deixam desligar, com uma massagem na lateral externa dos pés, desde o calcanhar até o quinto dedo. "A prevenção também é um elemento muito importante na reflexologia. Se determinado ponto apresentar maior sensibilidade à dor, é sinal que o órgão correspondente a ele precisa de uma atenção especial.

Se for o do estômago ou do intestino, por exemplo, talvez a pessoa precise diminuir a velocidade da mastigação durante as refeições, escolher melhor o que leva à boca ou diminuir o volume de alimentos, evitando, assim, problemas maiores", explica a fisioterapeuta Amélia Marques (SP).

5 toques para entrar em forma

O equilíbrio entre as calorias que ingerimos e as que gastamos é fundamental para um corpo em forma. Mas se o metabolismo não apresentar um bom ritmo, a energia estiver em baixa, os ataques de comilança parecerem incontroláveis e a absorção de nutrientes não for mais a mesma, fica muito difícil detonar gordurinhas e ter disposição para encarar o dia a dia, e também a rotina de exercícios. Veja algumas sugestões da reflexologia para detonar calorias sem perder o pique:

Encha-se de energia

Muitas vezes, o caminho para atingir a boa forma não é tão curto. É preciso dedicação, disciplina e paciência para continuar firme na luta, mesmo quando os ponteiros da balança resolvem estacionar. Neste momento, não dá para deixar a energia despencar, sob pena de botar tudo a perder. Trabalhar o ponto relacionado ao plexo solar - centro de energia do corpo, localizado pouco acima do umbigo - e que fica no centro da planta do pé, é garantia de mais disposição. Primeiro, com o polegar, massageie a área com movimentos circulares e em sentido horário. Depois, em sentido anti-horário, no pé direito.

Livre-se das toxinas

Um corpo sobrecarregado de impurezas tem menos chances de desempenhar um bom trabalho contra as gordurinhas. E mais, estas maléficas substâncias podem "alimentar" a temida celulite, que teima em estampar pontos estratégicos como bumbum, coxas e abdome e que ainda deixam estas áreas doloridas. Entre os dedos, está um dos pontos que podem ajudar a aliviar o problema, estimulando o transporte da linfa - líquido que circula entre as células e tem um papel importante: eliminar as tais toxinas do organismo. Para massagear, empurre a pele entre os dedos da base para fora.

Acelere o metabolismo

Metabolismo lento é uma pedra no sapato de quem precisa eliminar alguns quilinhos. Mas a solução do problema pode ganhar um empurrãozinho com a adoção de hábitos saudáveis e controle das funções do organismo, principalmente das glândulas hormonais que, quando em equilíbrio, aceleram as atividades metabólicas e, claro, a queima de calorias. Com movimentos circulares e em sentido horário, logo abaixo da região correspondente ao plexo solar (centro dos pés), encontra-se o caminho para tal benefício. No pé direito, realize o movimento em sentido anti-horário.

Controle a fome

Se driblar os ataques de gula é uma verdadeira tortura, talvez a ansiedade possa ser a grande vilã desta história. Mantêla sob controle é importante, pois ninguém está livre de uma situação estressante que, em alguns casos, pode levar facilmente à compulsão. No dedão do pé, encontramos um canal para a busca do controle das emoções e da ansiedade. Ao massageá-lo, é como se estivesse mandando uma doce mensagem para o sistema nervoso. Realize movimentos verticais, da base para a ponta do dedo.

Corpo vitaminado

Todo o funcionamento do nosso organismo depende de um combustível de boa qualidade e que precisa ser bem-aproveitado. Tratam-se dos diversos nutrientes presentes nos alimentos que, cada um com sua função, são fundamentais para que tudo ande na mais perfeita harmonia. O sistema digestório, por exemplo, quando está em equilíbrio, garante não só o melhor aproveitamento dos nutrientes como também um ritmo adequado do metabolismo e mais disposição. E, de quebra, isso pode ser visto na beleza da pele, cabelos e unhas. Massagear a região localizada sob o osso que fica abaixo do polegar significa dar uma atenção especial ao sistema digestório. Faça o movimento de dentro para fora.

Fonte: por Françoise Gregório - Dieta Já!

http://www.maisbrasilia.com/2010/Default.asp?Pagina=Noticias_Mostrar&ID_CONTEUDO=1657&ID_AREA=1&ID_SUBAREA=166

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bolsa de 100% para cursos na área industrial

Vagas abertas para qualificação profissional com bolsas total e parcial.

Estarão abertas amanhã (terça-feira, 13) e depois (quarta-feira, 14), as inscrições para 362 vagas para cursos de qualificação profissional na área industrial, oferecidos pela prefeitura, através da secretaria de Trabalho e Renda, em parceria com a Seplan Treinamentos. São 100 vagas com bolsas de 100% e 262 com bolsas de 50%.

Os cursos oferecidos são os seguintes: gestão ambiental e logística portuária (20 bolsas de 100% e 80 bolsas de 50%), auxiliar de plataforma/movimentação de carga (20 bolsas de 100% e 60 bolsas de 50%), informática para o mercado de trabalho e marketing pessoal (30 bolsas de 100% 52 e bolsas de 50%) e montador de andaime industrial (30 bolsas de 100% e 70 bolsas de 50%).

As inscrições serão feitas na secretaria de Trabalho e Renda, que fica na Rua Marechal Floriano, 255, em frente à Academia de Musculação Saúde Total, no Jardim São Benedito. Os candidatos devem comparecer à secretaria das 9h às 16h. Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 18 anos.

Os candidatos devem apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Para os cursos de gestão ambiental e logística portuária, os candidatos devem apresentar também a declaração de conclusão do segundo grau. Para os demais cursos é exigida a conclusão do primeiro grau. No caso das bolsas de 50%, o pagamento poderá ser parcelado em até sete vezes, dependendo do curso.


Postado por: Dulcides Netto - 12/04/2010 09:49:00

Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=1033