Seja Bem Vindo!!!

A nossa intenção é mantê-lo informado sôbre tudo que possa ser útil para você. Tentaremos passar informações atualizadas respaldadas em fontes que tenham credibilidade. Muito Obrigado.

Contato: amapasa.diretoria@gmail.com / Filiada a: FAMAC, FAMERJ e CONAM.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Regime e celulite: conheça as verdades aqui

Quem não sonha em encontrar uma receita mágica para perder peso ou dar fim à praga da celulite? Não é a toa que as farmácias vivem com as prateleiras repletas de produtos que prometem soluções para esse tipo de tormento. Mas será que eles funcionam? Os especialistas afirmam que não existe fórmula mágica. Confira:

PORANGABA
A erva tem propriedades diuréticas. Portanto, faz perder água, e não gordura. "É uma falsa diminuição de peso", diz o endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Márcio Mancini.

SPIRULINA
Fabricante de cápsulas dessa alga marinha garantem que ela ajuda a controlar o apetite. Célia Nogueira, endocrinologista da Unesp (Universidade Estadual Paulista), no entanto, duvida: "Não existe nenhuma comprovação científica".



QUITOSANA
Extraída da casca de crustáceos, como camarão e lagosta, essa fibra promete levar o organismo a eliminar gordura pelas fezes. "Ela tem essa propriedade. Mas o intestino possui mecanismos mais eficientes que fazem o corpo absorver a gordura", diz Mancini. Por isso, o produto não emagrece.



GÉIS REDUTORES
Indicados para tratar celulite e gordura localizada, contêm cânfora e mentol, que fazem os vaso sanguíneos se contraírem. "O corpo, para compensar esse efeito, aumenta a circulação no local. Isso ajuda a prevenir a celulite e o acúmulo de gordura", explica a fisioterapeuta Bianca Ribeiro, da Clínica Fisiobelle, no Rio de Janeiro. Ela ressalta que o gel ajuda a evitar, mas não reduz a gordura ou a celulite já existente. Quanto aos produtos que prometem redução de até 6 cm em 1 hora, a especialista é categórica: "Não passa de enganação. Como os vasos se contraem, pode haver uma redução momentânea de medidas. Mas, depois, o corpo volta ao normal".



SHAKE
Os fabricantes aconselham que se substitua uma das refeições do dia por esse composto de baixas calorias. "Os shakes de dieta podem ajudar a perder peso", diz Mancini. "O problema é que quem se utiliza deles não muda hábitos alimentares incorretos e, por isso, pode voltar a engordar".

CÁPSULAS DE BERINJELA COMPOSTA
Existe comprovação científica de que a beringela ajuda na diminuição do colesterol. "Mas ela não faz ninguém perder peso", diz Célia Nogueira.

CENTELLA ASIÁTICA
A planta medicinal é indicada para combater celulite e gordura localizada. "A centella ajuda a prevenir, e não a eliminar o problema", diz Bianca Ribeiro. Alguns cremes feitas à base dessa planta, segundo ela, têm de a 5% de eficácia, se aplicados sobre a pele limpa e esfoliada, pelo menos uma vez por semana.



O QUE RESOLVE
Não tem jeito: para emagrecer ou diminuir a celulite, a solução é fazer dieta e exercícios."A pessoa deve ingerir alimentos menos calóricos, eliminar gorduras e fazer atividades físicas", diz Mancini. Ser menos rigorosa com as metas também ajuda. "Muita gente tem expectativas exageradas. Atendi pacientes que queriam ser como modelos. Mas a constituição física delas era diferente. Não adianta querer virar uma delas", afirma a endocrinologista.



Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/237-Regime-e-celulite-conheca-as-verdades-aqui.htm?utm_source=news_mv_alim&utm_medium=10_05_11&utm_term=header&utm_content=alim&utm_campaign=quitosana

terça-feira, 11 de maio de 2010

Ato contra a pedofilia na próxima semana na praça

Na terça-feira da próxima semana (18), Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, setores da prefeitura, além de entidades civis organizadas estarão na Praça São Salvador, das 10 às 17h, no ato “Todos contra a pedofilia – disque 100”. Serão distribuídos mil balões pretos e cinco mil adesivos com mensagens “Todos contra a pedofilia”. A ação é organizada pela Fundação Municipal da Infância e Juventude, que tem em seu programa “Fortale-Ser” a tarefa de tratamento às vítimas de abusos sexuais.

Segundo o presidente da Fundação, Mário Lopes, as representações sairão das sedes com faixas e cartazes e se encontrarão na praça, quando serão abertos os trabalhos com pronunciamentos de autoridades e dos técnicos envolvidos com a problemática. “Nós trataremos com ênfase a pedofilia e os participantes receberão camisas de cor preta com a mesma mensagem nos balões e adesivos”, comentou.

Lopes esclareceu que a finalidade do encontro é alertar a população de Campos e região sob os riscos que correm as crianças de se tornarem vítimas do abuso sexual. “A intenção é formar na cidade um verdadeiro exército que iniba a ação de pedófilos ou agressores. Adesivos serão colados nos veículos, para que os pedófilos vejam que no volante tem alguém de olho”, disse.

O presidente informou, ainda, que a denúncia contra pedófilo não se deve limitar ao dia 18 de maio. “É dever de todos nós, ao percebermos algum sintoma de abuso sexual e maus tratos em crianças e adolescentes, procurarmos ajuda no Conselho Tutelar, Polícia Militar, escola e família”, ressaltou.


Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=1513

Adultos de 30 a 39 anos vacinados contra Gripe H1N1

Adultos de 30 a 39 anos de idade começaram a ser imunizados contra o vírus influenza H1N1, nesta segunda (10), em 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A expectativa é vacinar cerca de 62 mil pessoas deste grupo, somente na cidade. As crianças também começam a receber a segunda dose da vacina hoje. A campanha de vacinação contra a Gripe H1N1 prossegue até o dia 21 de maio em Campos.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, as gestantes e as crianças deverão procurar o Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1 e 2), do Centro ou da Avenida 28 de Março, além do Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde. Os demais grupos prioritários, que são os pacientes com doenças crônicas, idosos, jovens e profissionais da saúde, poderão ser vacinados em qualquer uma das 60 UBSs.

- A vacina da gripe sazonal está sendo oferecida apenas aos idosos, também, nas 60 unidades de saúde, distribuídas pelo município. Eles podem ser imunizados, ao mesmo tempo, contra a gripe comum e contra a H1N1 – disse o secretário, lembrando que somente no Dia D da Campanha contra a gripe comum, no último sábado (8), foram vacinados mais de 13 mil idosos.

Cerca de 86 mil pessoas foram imunizadas no município, sendo 15.571 crianças, 3.829 gestates, 22.355 pacientes portadores de doenças crônicas, 12.180 profissionais de saúde e 32.292 jovens com idades entre 20 e 29 anos de idade.


Fonte: http://www.campos.rj.gov.br/portal/exibirNoticia.php?id_noticia=1508